Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

30/10/2015

Música acalma bebê por mais tempo do que falar com ele

Redação do Diário da Saúde
Música acalma bebê por mais tempo do que falar com ele
Já se sabia que a musicoterapia reduz depressão em crianças e adolescentes, além de ajudar na reabilitação no aprendizado da fala. Nos adultos, ouvir música clássica ativa genes no cérebro e faz o cérebro inteiro se iluminar.[Imagem: Cortesia Northern Ireland Music Therapy Trust]

Bebês permanecem calmos o dobro do tempo quando ouvem música - sobretudo uma música desconhecida - do que quando ouvem uma voz tentando acalmá-los.

"Muitos estudos têm analisado a forma como cantar e falar afetam a atenção dos bebês, mas nós queríamos saber como eles afetam a autocontrole emocional de um bebê," justifica a professora Isabelle Peretz, da Universidade de Montreal (Canadá).

O experimentou envolveu trinta crianças saudáveis com idades entre seis e nove meses.

Música turca

Os pesquisadores tomaram uma série de medidas para assegurar que a reação das crianças à música não seria influenciada por outros fatores, como a presença da mãe ou o conhecimento prévio da música.

"O artista cantava músicas turcas, não ocidentais. Este é um ponto importante porque estudos mostraram que as canções que cantamos para as crianças têm uma gama específica de tons e ritmos," explicou Mariève Corbeil, responsável pelos experimentos. "Todos os pais sabem que não é muito comum cantar Rihanna para seu bebê!"

Em segundo lugar, os bebês não foram expostos a quaisquer outros estímulos. "Embora seus pais estivessem na sala, eles sentaram-se atrás dos bebês, de forma que suas expressões faciais não poderiam influenciar a criança," acrescentou Corbeil.

Bebês calminhos

Depois de ouvir a música turca, os bebês permaneceram calmos por uma média de nove minutos, contra pouco mais de 4,5 minutos com o consolo por voz.

Os pesquisadores então tiraram a prova colocando músicas em francês, o idioma nativo dos bebês e seus pais: a música francesa acalmou-os por uma média de seis minutos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Família

Comportamento

Diversão

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão