11/12/2019

Nanotecnologia contra câncer cerebral mais agressivo é testada na USP

Com informações da Agência Fapesp
Nanotecnologia contra tipo mais agressivo de câncer cerebral é testada na USP
Terapia usada contra o glioblastoma multiforme de grau quatro combina uma molécula fotoativa e um agente quimioterápico - ambos encapsulados em nanopartículas.
[Imagem: Molecular Pharmaceutics]

Aplicação direta

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram uma estratégia para tratar o tipo mais agressivo de câncer cerebral em adultos que combina uma molécula fotoativa e um agente quimioterápico - ambos encapsulados em nanopartículas.

A nova terapia pode ser usada antes, durante e depois da cirurgia de remoção do tumor, obrigatória nos casos agressivos do glioblastoma multiforme de grau quatro, que representa quase 25% dos tumores cerebrais não metastáticos.

O uso de nanopartículas permite liberar os compostos ativos diretamente na região afetada, de maneira gradual e sustentada durante alguns meses.

"Quanto menos tecido cerebral for removido, mais segura é a cirurgia, pois cai consideravelmente o risco de comprometimento das funções vitais do paciente", explicou o professor Antônio Cláudio Tedesco.

Remédios com nanotecnologia

A proposta é enriquecer a região afetada pela doença com as moléculas fotoativas cerca de duas semanas antes da cirurgia. Durante esse período, simultaneamente, o quimioterápico estará agindo para reduzir a massa tumoral. Durante a cirurgia, a luz será aplicada para ativar os compostos fotossensíveis.

"Nesse momento, com a retirada da calota craniana e do tumor, é possível proteger o tecido sadio com a fototerapia e matar as células doentes que porventura continuam impregnadas no tecido," disse o pesquisador.

No período pós-cirúrgico, o novo tratamento pode ajudar a evitar a recidiva, pois as nanopartículas são capazes de liberar de forma gradual o quimioterápico diretamente na região do tumor, sem causar problemas colaterais ao paciente debilitado.

"É justamente nesse período que 90% dos pacientes apresentam recidiva e, normalmente, de forma muito agressiva. No entanto, como estão debilitados, não é possível submetê-los à radioterapia ou à quimioterapia convencional. Com o novo método, podemos manter o combate ativo da doença por um mês após a cirurgia," disse Tedesco.

O tratamento quimioterápico convencional contra o glioblastoma envolve a administração do fármaco temozolomida, de custo elevado e com poucas garantias de eficácia. Entre os efeitos adversos da dose necessária para atravessar a barreira hematoencefálica - que protege o sistema nervoso central - estão danos à medula óssea, onde estão as células-tronco hematopoiéticas responsáveis por gerar as células do sangue e do sistema imunológico.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Targeted and Synergic Glioblastoma Treatment: Multifunctional Nanoparticles Delivering Verteporfin as Adjuvant Therapy for Temozolomide Chemotherapy
Autores: Diogo S. Pellosi, Leonardo B. Paula, Maryanne T. de Melo, Antonio C. Tedesco
Vol.: 16, 3, 1009-1024
DOI: 10.1021/acs.molpharmaceut.8b01001
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Nanotecnologia

Neurociências

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.