27/10/2016

Nim suprime tumor e metástase do câncer de próstata

Redação do Diário da Saúde
Composto da árvore nim suprime tumor e metástase do câncer de próstata
Zhang Jingwen e Gautam Sethi comemoram os resultados excepcionais do composto de nim contra o câncer de próstata.
[Imagem: National University of Singapore]

Nimbolida

O consumo de um composto bioativo presente na planta medicinal nim (ou neem) pode suprimir significativamente o desenvolvimento do câncer de próstata.

A administração oral da nimbolida durante 12 semanas resultou na redução do tamanho do tumor de próstata em até 70% e na redução na metástase tumoral em até 50%.

Estes resultados impressionantes - lembrando que as terapias disponíveis para o câncer de próstata metastático são apenas marginalmente eficazes - foram obtidos por uma equipe internacional de pesquisadores liderada por Zhang Jingwen e Gautam Sethi, da Universidade Nacional de Cingapura.

Os testes foram realizados com um composto terpenoide bioativo - a nimbolida - derivado da Azadirachta indica, mais comumente conhecida como nim.

Nim contra câncer de próstata

"Embora diversos efeitos anticâncer da nimbolida venham sendo relatados em diferentes tipos de câncer, seus efeitos potenciais sobre a iniciação e a progressão do câncer de próstata não haviam sido demonstrados em estudos científicos.

"Neste estudo, nós demonstramos que a nimbolida pode inibir a viabilidade das células do tumor - um processo celular que afeta diretamente a capacidade de uma célula para proliferar, crescer, dividir ou consertar componentes celulares danificados - e induzir a morte celular programada em células do câncer da próstata," disse o professor Sethi.

Os resultados foram publicados na revista científica Antioxidants & Redox Signaling.

Nim - A planta medicinal

A árvore nim, que pertence à família do mogno, é originária do subcontinente indiano.

Ela tem sido parte da medicina tradicional asiática há séculos e é normalmente usada na medicina ayurvédica indiana.

Hoje, folhas e casca de nim são incorporadas em muitos produtos de higiene pessoal, como sabonetes, cremes dentais, cremes para a pele, repelentes contra insetos e até mesmo suplementos dietéticos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.