Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

29/07/2016

É normal sentir-se mal após um encontro íntimo?

Redação do Diário da Saúde

Nem sempre é o máximo

Você já fez sexo e depois se arrependeu ou teve uma sensação de rejeição ou depressão?

Não se preocupe, isso não acontece somente consigo e nem há nada de errado com você.

O sexo pode ser divertido, libertador e até "absolutamente maravilhoso".

Mas não sempre: às vezes parece que algo ficou faltando. É aí que é comum que as pessoas pensem que não deveriam ter feito, seguindo-se um mar de emoções que vão da tristeza à culpa.

As conclusões são do pesquisador Heitor Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estudou o tema com colaboração com o professor Leif Ottesen Kennair, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

Pesar após o sexo

"Parte dos entrevistados estava em relacionamentos de longo prazo, embora a maioria dos entrevistados relate essas emoções negativas após relacionamentos de curto prazo," contextualiza Barcellos.

O fenômeno ocorre igualmente com homens e mulheres, embora haja uma diferença nos motivos dados por homens e mulheres para sentirem-se mal após o encontro: as mulheres querem proximidade após o sexo com mais frequência do que os homens. Por outro lado, os homens mais comumente sentem-se melhor se se afastarem.

O "pesar após o sexo" também foi registrado em graus variados e sobre diferentes aspectos do encontro.

Emoções negativas pós-sexo

A pesquisa não foi feita por mera curiosidade: "Alguns psiquiatras querem patologizar as emoções negativas após o sexo", explica o professor Kennair.

Segundo ele, ao demonstrar que esse pesar pós-encontro é compartilhado igualmente por homens e mulheres fica claro que esse é um comportamento normal, e simplesmente demonstra uma discrepância entre o que as pessoas esperavam do encontro e o que obtiveram de fato.

Os dois pesquisadores identificaram três categorias de emoções negativas após os relacionamentos íntimos:

  1. Falta de proximidade: querer uma conexão mais forte depois, mas sentir que não restou nada além do que já aconteceu - sensação mais comum entre as mulheres.
  2. Falta de distância: O segundo tipo de sentimento negativo é o oposto, onde a pessoa quer de volta sua individualidade e percebe o parceiro como pegajoso - sensação mais comum entre os homens.
  3. Reputação: Uma terceira forma de emoção negativa é se arrepender de um encontro casual por se preocupar com sua reputação "quando todos souberem".


Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?