Nostalgia nos faz sentir aquecidos

Nostalgia nos faz sentir aquecidos
Uma foto da turma do colégio pode ser suficiente para trazer à tona um sentimento de nostalgia.
[Imagem: Wikipedia]

Calor mental

Noites frias e chuvosas costumam trazer um certo ar de nostalgia para o ambiente.

Talvez esta seja a forma que a natureza desenvolveu para nos proteger contra o frio.

Cientistas descobriram que sentir nostalgia faz com que nos sintamos mais aquecidos.

Nostalgia

A nostalgia é descrita como uma sensação de saudade de uma época passada, frequentemente idealizado e romanceada.

Ela parece surgir a partir da sensação de que não podemos mais reviver aqueles momentos.

"A nostalgia é vivenciada frequentemente por praticamente todas as pessoas e sabemos que ela pode manter o conforto psicológico. Por exemplo, um devaneio nostálgico pode combater a solidão.

"Queríamos dar um passo adiante e avaliar se ela também pode manter o conforto fisiológico," explica o Dr. Tim Wildschut, da Universidade de Southampton (Reino Unido).

O calor da nostalgia

Em uma série de quatro experimentos, os pesquisadores acompanharam voluntários durante 30 dias, quando foram registrados todos os seus momentos nostálgicos em um diário.

Os resultados mostraram que as pessoas sentem-se mais nostálgicas em dias e em ambientes mais frios.

Músicas nostálgicas também fazem as pessoas sentirem-se mais aquecidas.

E a avaliação do ambiente segue o mesmo princípio: ao sentir emoções nostálgicas, as pessoas avaliam os ambientes como sendo mais quentes, ainda que a temperatura continue a mesma.

Função homeostática

"Nosso estudo mostrou que a nostalgia tem uma função homeostática, permitindo a simulação de estados mentais agradáveis, incluindo estados de conforto corporal, neste caso nos fazendo sentir mais quentes ou aumentando nossa tolerância ao frio," disse o pesquisador.

Agora a equipe planeja estruturar novos experimentos para descobrir se a nostalgia pode combater outras formas de desconforto físico, além do frio.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.