Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

23/04/2014

Nova superbactéria é descoberta no Brasil

Redação do Diário da Saúde

Foi identificada no Brasil uma superbactéria resistente aos antibióticos que até agora era desconhecida.

A principal preocupação é que, com um genoma menor, a bactéria consegue se reproduzir mais facilmente, e poderia infectar pessoas saudáveis.

Normalmente as chamadas superbactérias só ocorrem em hospitais, afetando pacientes debilitados.

A nova bactéria é membro de uma classe conhecida como SARM, sigla de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (ou MRSA, na sigla em inglês).

Ela foi identificada no sangue de um paciente internado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Embora a bactéria tenha cedido com o uso de um antibiótico de alta potência, chamado bactemicina, o paciente morreu dias depois em decorrência de uma pneumonia.

Bactéria resistente à vancomicina

A nova superbactéria adquiriu altos níveis de resistência à vancomicina, o antibiótico mais comum e menos caro usado para tratar infecções graves por SARM em todo o mundo.

O mais preocupante é que as análises genômicas indicam que esta bactéria resistente à vancomicina pertence a uma linhagem genética que é comumente encontrada fora dos hospitais.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que as SARMs associadas à comunidade - infectando pessoas fora dos hospitais - podem se disseminar rapidamente entre as pessoas, sendo responsáveis pela maioria das infecções da pele e ferimentos em pacientes de todas as idades.

Contudo, no único caso registrado até agora, o paciente internado no HC tinha uma espécie de câncer de pele, chamado micose fungóide, tinha diabetes e era dependente químico.

Somente quando forem descobertos casos de infecções na comunidade será possível avaliar como a superbactéria se comporta em pacientes saudáveis e como o sistema imunológico destas pessoas irá reagir à infecção.


Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Medicamentos

Sistema Imunológico

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?