16/05/2018

Nozes melhoram a saúde atuando sobre bactérias benéficas

Redação do Diário da Saúde
Walnuts impact gut microbiome and improve health
Também já se sabia que as nozes melhoram a memória, concentração e raciocínio e ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata.
[Imagem: California Walnut Commission]

Nozes e bactérias benéficas

Dietas ricas em castanhas e nozes exercem um papel importante na saúde do coração e trazem uma série de outros benefícios à saúde, incluindo a redução do câncer colorretal.

E parece que isso acontece pela maneira como as nozes impactam o microbioma intestinal - a coleção de trilhões de bactérias benéficas no trato gastrointestinal.

"Nós descobrimos que, quando você consome nozes, isso aumenta as bactérias que produzem butirato, um metabólito benéfico para a saúde do cólon. Então, a interação das nozes com o microbioma está ajudando a produzir alguns desses efeitos sobre a saúde. É como se tivéssemos aberto a 'caixa preta' que são todos os micróbios do nosso trato gastrointestinal para ver como eles estão interagindo com os alimentos que comemos e gerando efeitos para a nossa saúde," disse a Dra Hannah Holscher, da Universidade de Illinois (EUA).

O consumo de nozes não apenas impactou a microbiota intestinal e os ácidos biliares secundários derivados dos microrganismos, como também reduziu os níveis de colesterol LDL nos adultos participantes dos experimentos - uma boa notícia para a saúde cardiovascular, metabólica e gastrointestinal.

Fibras alimentares

As nozes, uma das frutas oleaginosas mais saudáveis, são apenas uma em uma linha de alimentos que contêm fibras dietéticas e têm demonstrado exercer um impacto no microbioma e na saúde.

As fibras alimentares atuam como uma fonte de alimento para a microbiota intestinal, ajudando as bactérias a realizarem seus trabalhos - quebrar os alimentos complexos, liberando nutrientes que precisamos ou nos ajudando a nos sentirmos saciados, por exemplo.

Frutas, legumes, grãos integrais, nozes e legumes são importantes fontes vegetais de fibra alimentar. Comer uma variedade desses alimentos ajuda a promover uma microbiota intestinal variada, o que por sua vez ajuda a manter a saúde geral.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Walnut Consumption Alters the Gastrointestinal Microbiota, Microbially Derived Secondary Bile Acids, and Health Markers in Healthy Adults: A Randomized Controlled Trial
Autores: Hannah D Holscher, Heather M Guetterman, Kelly S Swanson, Ruopeng An, Nirupa R Matthan, Alice H Lichtenstein, Janet A Novotny, David J Baer
Publicação: The Journal of Nutrition
Data: 148, Issue 6, Pages 861–867
DOI: 10.1093/jn/nxy004
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Bactérias

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.