12/04/2017

O que fazer quando o bebê engasgar?

Com informações da USP
O que fazer quando o bebê engasgar?
A cartilha gratuita ensina como lidar com bebês em casos de engasgamento.
[Imagem: USP/Divulgação]

Orientação para engasgamento de bebês

Uma equipe de enfermeiras da USP em Ribeirão Preto (SP) lançou uma cartilha gratuita para ensinar como os pais ou cuidadores devem lidar com bebês menores de um ano de idade em casos de engasgamento.

A cartilha é toda ilustrada com imagens e mostra procedimentos passo-a-passo detalhados aplicáveis a vários tipos de situações - as instruções vão dos primeiros socorros que devem ser realizados ainda em casa até a eventual chamada de um serviço de emergência.

A enfermeira Sabrina Bonetti, idealizadora da cartilha, afirmou que desenvolveu o trabalho ao perceber a falta de materiais educativos dirigidos aos pais e familiares de bebês menores de um ano.

Somado a isso, Sabrina verificou que o corpo de bombeiros atende um grande número de ocorrências desse tipo com bebês.

Novidade científica

"Talvez o simples fato de ler ou ter a cartilha em casa possa ajudar os pais e familiares a socorrer seu bebê ou mesmo saber como pedir ajuda," comentou a professora Fernanda Góes, que orientou o levantamento das melhoras práticas cientificamente comprovadas para o atendimento dessas situações.

Na verdade, segundo a professora, a literatura científica ainda não possui nada parecido com esta cartilha. Além disso, todas as informações estão de acordo com a última atualização das diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar.

O trabalho foi validado por professores de enfermagem, enfermeiros e médicos que atuam na área de resgate.

A cartilha O que fazer quando seu bebê engasgar? está disponível para ser baixada gratuitamente.

A equipe agora está à procura de potenciais patrocinadores para a impressão da cartilha, que poderia ser distribuída gratuitamente em postos de saúde, escolas e creches - para ser um patrocinador, entre em contato pelo telefone (16) 3315-3417.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com o Recém-nascido

Acidentes

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.