29/09/2016

Saiba como evitar a trombose

Com informações do Ministério da Saúde

Tipos de trombose

Apenas nos seis primeiros meses deste ano, a trombose foi responsável por 65.316 internações no país.

A condição pode se caracterizar pela formação de coágulos nas veias da perna, a trombose venosa profunda, ou no coração, chamada de fibrilação atrial.

Pode ocorrer ainda a embolia pulmonar, que acontece quando o coágulo (ou trombo) se desprende das paredes das veias e é levado pela corrente sanguínea até se alojar nos vasos do pulmão.

Causas e risco da trombose

O uso de anticoncepcionais e tratamentos de reposição hormonal estão entre as principais causas da trombose.

"O fato é que os contraceptivos orais afetam o sistema circulatório da mulher, aumentando a dilatação dos vasos e a viscosidade do sangue. Como resultado, é possível que se formem coágulos nas veias profundas, localizadas no interior dos músculos. É mais comum que isso ocorra nas pernas, mas é também possível que o problema surja nos pulmões e até no cérebro, onde pode haver um acidente vascular cerebral," explica o angiologista Eduardo Darold, do Hospital do Coração do Brasil.

Para diminuir o risco, orienta o médico, é preciso verificar se a mulher tem alguma tendência a desenvolver trombose antes de fazer uso do anticoncepcional.

Tabagismo, presença de varizes, idade avançada, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos e história prévia de trombose venosa são outros fatores de risco.

Grávidas e pessoas com imobilização prolongada (paralisias, infarto agudo do miocárdio, viagens aéreas longas) também são mais suscetíveis à trombose.

Sintomas

A trombose venosa profunda pode ser assintomática. Quando presentes, os principais sintomas são: dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose:

  • Evite o aumento do peso corporal.
  • Movimente-se ao máximo no dia, respeitando suas limitações individuais.
  • Pare de fumar.
  • Ingira líquidos de forma saudável.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Saúde da Mulher

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.