Óculos inteligentes podem ajudar pessoas com visão residual

Esses óculos high-tech prometem fazer muito por pessoas consideradas cegas.

O protótipo de óculos inteligentes traduz informações visuais em imagens que as pessoas cegas podem "ver".

Embora não funcione para todos, muitas pessoas catalogadas como cegas na verdade podem perceber um pouco de luz e movimento.

Os óculos, desenvolvidos por Stephen Hicks, da Universidade de Oxford, são uma tentativa de tornar essa visão residual tão útil quanto possível.

O aparelho usa duas câmeras, ou uma câmera e um projetor infravermelho, que podem detectar a distância de objetos próximos. Eles também têm um giroscópio, bússola e GPS para ajudar a orientar o usuário.

Óculos inteligentes

Óculos inteligentes podem ajudar pessoas com visão residual
Seu criador planeja agora adicionar aos óculos inteligentes a capacidade de reconhecimento de texto e de objetos.
[Imagem: Stephen Hicks]

As informações coletadas pelos instrumentos são traduzidas em uma variedade de imagens nas pequenas telas transparentes que ocupam o lugar das lentes.

As imagens são geradas dependendo da capacidade de cada pessoa capturar ou interpretar tons de cinza.

Por exemplo, os objetos podem ser tornados mais claros contra o fundo, ou a distância de um obstáculo pode ser indicada variando o brilho da imagem.

Os óculos inteligentes por enquanto são apenas um protótipo, e Hicks agora planeja adicionar a eles a capacidade de reconhecimento de texto e de objetos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Equipamentos Médicos

Softwares

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.