Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

02/12/2014

Óleo de aveia aumenta saciedade

Redação do Diário da Saúde
Preparado de óleo de aveia aumenta saciedade
O preparado de óleo de aveia se assemelha à maionese, mas as partículas de gordura são significativamente menores.[Imagem: Lund University]

Óleo de aveia

A aveia contém mais gordura do que outros cereais - e o óleo de aveia tem uma composição única.

O que se descobriu agora é que uma preparação especial com o óleo de aveia pode produzir uma maior saciedade, uma informação importante para o tratamento da obesidade.

Pesquisadores da Universidade de Lund (Suécia) ministraram diferentes quantidades de um óleo de aveia especial junto com o café da manhã de voluntários saudáveis e verificaram que os níveis de hormônios da saciedade no intestino aumentaram mais com o óleo de aveia do que com placebo.

O aumento na saciedade, medida de 3 a 7 horas após a refeição por meio de indicadores biológicos - não dependendo da avaliação subjetiva dos voluntários - variou de 10 a 50%, dependendo da quantidade de óleo de aveia ingerido.

Gorduras polares

O preparado administrado aos voluntários foi sintetizado por meios industriais, criando um óleo de aveia com elevados níveis de gorduras polares. As gorduras polares não são utilizadas para armazenar energia, como a gordura branca, sendo parte das membranas celulares e agindo como substância sinalizadora.

O óleo final se assemelha à maionese, mas as partículas de gordura são significativamente menores. Acredita-se que tanto o tamanho das partículas quanto a composição do óleo de aveia ajudem a retardar a decomposição da gordura ou a sua absorção no intestino, o que explicaria o aumento do nível dos hormônios associados com a sensação de saciedade.

"Nossos resultados sugerem que o preparado de óleo de aveia pode ser um suplemento dietético eficaz para a ingestão reduzida de energia de uma forma saudável. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar os resultados e traçar melhor os mecanismos [de ação do preparado]," disse Lena Ohlsson, líder do estudo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento