Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/01/2009

Óleo de oliva extra virgem tem efeitos antiinflamatórios

Redação do Diário da Saúde

Benefícios do óleo de oliva

Pesquisadores do Hospital Rainha Sofia, na Espanha, comprovaram os efeitos benéficos do óleo de oliva para a saúde, demonstrando que o consumo da variedade extra virgem do óleo diminui os mediadores antiinflamatórios em pessoas saudáveis.

Pablo Pérez Martínez e José López Miranda estudaram a influência dos micronutrientes de determinadas gorduras sobre as doenças cardiovasculares, o diabetes e o câncer. Foram comparadas as gorduras encontradas no óleo de oliva extra virgem, nas castanhas e na manteiga.

Os dados revelam que os melhores benefícios antiinflamatórios são alcançados com a dieta à base de óleo de oliva extra virgem. Uma dieta à base de castanhas apresenta benefícios intermediários e uma dieta à base de manteiga causa efeitos danosos aos mediadores antiinflamatórios.

Micronutrientes

Os pesquisadores observaram que os participantes do estudo que consumiram o óleo de oliva extra virgem apresentaram uma redução na concentração plasmática de outras moléculas expressas nas paredes dos vasos sanguíneos e que favorecem as inflamações, confirmando os efeitos antiinflamatórios do óleo.

Os pesquisadores atribuem esse efeito benéfico do óleo de oliva, pelo menos em parte, à elevada presença de micronutrientes e, apesar de ainda não se conhecer os efeitos da maioria deles, à possível ação direta desses micronutrientes, de forma similar ao funcionamento dos medicamentos antiinflamatórios.

"A principal propriedade do óleo de oliva é a sua riqueza em antioxidantes, que o tornam uma gordura única. Desta forma, nós devemos descobrir quais são os valores adicionais de seus componentes, pois esta é a única forma de garantir que uma dieta saudável deve conter o óleo de oliva como sua gordura principal," diz o Dr. Martínez.

Pesquisas já feitas até o momento demonstram que o óleo de oliva reduz o colesterol ruim (LDL), baixa a pressão arterial, melhora o controle do diabetes e reduz a tendência de se sofrer de trombose.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Risco de câncer não aumenta com a idade

Curativo de árvore do cerrado não precisará ser trocado

Aprenda a cuidar dos olhos e proteger sua visão

Gordura certa protege o coração

Como os antioxidantes aceleram o câncer