23/07/2010

Óleo de peixe reduz risco de câncer de mama

Redação do Diário da Saúde

Suplemento de óleo de peixe

O uso regular de suplementos alimentares de óleo de peixe, que contêm elevados níveis do ácido graxo ômega-3 está associado com uma redução de 32% do risco de câncer de mama.

A descoberta, publicada no último exemplar da revista médica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, foi coordenada pela Dra Emily White, do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle, nos Estados Unidos.

A redução do risco mostrada no estudo está restrita ao câncer de mama dutal invasivo, o tipo mais comum da doença.

Ômega-3 concentrado

O estudo, feito ao longo de seis anos, usou um extensivo questionário de 24 páginas, resultando na identificação de 880 casos de câncer entre as participantes.

Os pesquisadores afirmam que este é o primeiro estudo a demonstrar uma ligação entre o uso de suplementos de óleo de peixe e uma redução na incidência do câncer de mama. Estudos envolvendo a ingestão de peixe e ômega 3 distribuídos nos alimentos da dieta normal têm mostrado resultados inconsistentes.

"Pode ser que a quantidade de ácidos graxos ômega-3 presentes nos suplementos de óleo de peixe sejam mais altos do que a maioria das pessoas ingere em sua dieta normal," diz a Dra. White.

O uso de outros suplementos alimentares especiais, muitos dos quais são comumente adotados pelas mulheres para combater os efeitos da menopausa, não mostraram nenhuma associação com o risco de câncer de mama.

Cautela

Mas a pesquisadora também é cautelosa quanto a recomendações de ingestão de suplementos de óleo de peixe com base em apenas um estudo.

Sem estudos de confirmação tratando especificamente da mesma associação, nós não podemos tirar conclusões sobre uma relação causal," diz ela.

"É muito raro que um único estudo possa ser usado para fazer uma recomendação em larga escala. Ao longo de um período de tempo, conforme outros estudos vão confirmando um ao outro, então nós começamos a fazer recomendações à população," diz o Dr. Edward Giovannucci, editor da revista onde a pesquisa foi publicada.

Óleo de peixe

Ainda assim, o óleo de peixe continua a entusiasmar muitos pesquisadores, conforme vão surgindo indícios crescentes sobre o efeito protetor do ômega-3 contra doenças cardiovasculares e, agora, contra o câncer.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, estão atualmente convocando voluntários para um estudo sobre o efeito da vitamina D e do ômega-3, incluindo a ingestão de suplementos de óleo de peixe, sobre o câncer as doenças do coração e o derrame.

Recentemente, um estudo coordenado pela NASA, interessada em aplicações para os astronautas, concluiu que o ômega-3 evita a perda óssea.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.