OMS: 61 países já têm circulação do vírus zika

Zika no mundo

A Organização Mundial da Saúde divulgou nesta um novo relatório de situação sobre zika, microcefalia e Síndrome de Guillain-Barré.

Os dados mostram que, até o dia 29 de junho, 61 países e territórios haviam notificado a transmissão do vírus zika por pernilongos.

E 10 países reportaram evidências de transmissão de pessoa para pessoa, provavelmente por via sexual (Argentina, Canadá, Chile, Peru, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Portugal e Nova Zelândia).

Até agora, 13 países e territórios também notificaram casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos potencialmente associados ao vírus zika ou sugestivos de infecção congênita (Brasil, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Polinésia Francesa, Ilhas Marshall, Panamá, Martinica, Porto Rico, Eslovênia, Espanha e Estados Unidos).

Três deles informaram casos de microcefalia em bebês cujas mães possuem histórico recente de viagens para países afetados pela epidemia na América Latina.

OMS: 61 países já têm circulação do vírus zika
Até junho, 61 países e territórios haviam notificado a transmissão do vírus zika por pernilongos.
[Imagem: PAHO]

Uma das causas

No contexto de circulação do vírus zika, 14 países e territórios registraram um aumento na incidência da Síndrome de Guillain-Barré (SGB) e/ou confirmação laboratorial de casos da doença relacionados à infecção pelo vírus transmitido por mosquitos Aedes.

Com base nas pesquisas realizadas e publicadas até agora, há uma concordância entre os cientistas de que o zika seja uma das causas da microcefalia e da SGB - mas necessariamente a causa única.

O vírus zika continua a se propagar geograficamente para áreas onde os vetores estão presentes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Vacinas

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.