Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

19/09/2014

ONU cria missão de emergência para combater ebola

Com informações da Agência Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou a criação de uma missão de emergência para combater o ebola no oeste da África.

O anúncio foi feito logo depois da decisão inédita em que o Conselho de Segurança da entidade aprovou por unanimidade uma resolução declarando o ebola uma ameaça à paz e à segurança internacionais.

A resolução pede que todos os países forneçam assistência urgente aos países afetados pela epidemia, incluindo a suspensão das restrições impostas às viagens a esses países, alegando que essas restrições estão prejudicando os esforços para combater o ebola.

De acordo com secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a missão de emergência recém-formada terá como desafio aumentar em 20 vezes a assistência que já vem sendo fornecida aos países africanos e terá como linhas prioritárias deter o avanço da epidemia, atender aos infectados, garantir a prestação de serviços básicos e investir em infraestrutura sanitária para prevenir futuros surtos do vírus.

Ban Ki-moon reiterou que será necessário investir U$ 1 bilhão para executar a missão, durante seis meses - período previsto para o cumprimento do plano.

"Em nossa estimativa mais otimista, precisamos aumentar 20 vezes a atenção dispensada ao oeste africano para neutralizar o ebola", disse o secretário. "Decidimos estabelecer a missão de saúde de emergência das Nações Unidas, combinando a perspectiva estratégica da Organização Mundial da Saúde [OMS] com uma capacidade logística operativa eficaz".

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, falou da importância da missão, e salientou que "nenhum de nós, que realizamos tarefas de conter vírus e epidemias, experimentamos até agora uma situação de emergência nesta escala, com tamanha magnitude e sofrimento".

Mais de 2,6 mil pessoas morreram no Oeste africano por causa do ebola, principalmente na Libéria, Guiné-Conacri e em Serra Leoa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Sistema Imunológico

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?