Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

21/10/2014

ONU elogia Cuba e Venezuela no combate ao ebola

Com informações da Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou à comunidade internacional para seguir o exemplo da Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) na luta contra o ebola, destacando o trabalho desenvolvido por Cuba e pela Venezuela nesta matéria.

"Exortamos todos os países a seguir a liderança da Alba, particularmente de Cuba e da Venezuela, que deram um exemplo louvável com sua rápida resposta de apoio aos esforços para impedir o avanço do ebola", afirmou Ban Ki-moon.

O coordenador da ONU para a Luta contra o Ebola, David Navarro, que está em Havana como enviado especial de Ban Ki-moon, leu a mensagem de Ki-moon no início da cúpula extraordinária, que reúne na capital cubana representantes e mandatários dos países que integram a Alba.

Na mensagem, o secretário-geral da ONU ressaltou que o ebola é "um grande problema global, que exige resposta global maciça e imediata".

Ban Ki-moon elogiou, em particular, "a resposta extraordinária" das autoridades cubanas, que enviaram no início deste mês um grupo de 165 médicos e enfermeiros para combater o surto do vírus ebola em Serra Leoa, um dos países mais afetados.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, informou, durante a cúpula, que 91 profissionais da saúde seguiram para a Libéria e a Guiné-Conacri, países que também estão enfrentando a epidemia.

Ban Ki-moon destacou ainda na mensagem que o número de profissionais de saúde mandados por Cuba à região africana atingida pela epidemia é maior que o enviado pela organização Médicos sem Fronteiras ou pela Federação Internacional da Cruz Vermelha, pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela China.


Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Atendimento Médico-Hospitalar

Ética

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?