Órgão vivo totalmente funcional é gerado em cobaia

Órgão vivo totalmente funcional é construído em laboratório
Esta é a primeira vez que se consegue construir todo um órgão vivo a partir de células que foram criadas fora do corpo.
[Imagem: Clare Blackburn/Universidade de Edinburgh]

Timo artificial

Em Abril deste ano, pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) anunciaram ter conseguido pela primeira vez regenerar um órgão vivo.

Usando cobaias, a equipe reconstruiu o timo, um órgão do corpo localizado ao lado do coração e responsável pela produção de células imunológicas importantes, conhecidas como células T.

Agora, a equipe afirma ter gerado um timo completo em uma cobaia, mostrando a possibilidade de produzir órgãos artificiais que poderão ser usados para transplantes.

Segundo os pesquisadores, antes que os transplantes se tornem realidade, a esperança é que essas realizações levem a novos tratamentos para pessoas com sistemas imunológicos deficientes.

Órgão substituto

A equipe da professora Clare Blackburn coletou fibroblastos do embrião de camundongos e usou uma técnica conhecida como reprogramação para transformá-las em um tipo totalmente diferente de célula - as células do timo.

As células reprogramadas não apenas assumiram o formato das células naturais do timo, como também conseguiram servir de suporte para o desenvolvimento de células T do sistema imunológico em condições de laboratório.

Quando os pesquisadores misturaram as células reprogramadas com outros tipos principais de células do timo e transplantaram todas para uma cobaia, as células formaram uma espécie de "timo substituto".

O novo órgão apresentou a mesma estrutura, a complexidade e a função de um timo adulto saudável, segundo a equipe.

Esta é a primeira vez que se consegue construir todo um órgão vivo a partir de células que foram criadas fora do corpo por reprogramação.

Além da esperança para a futura fabricação de órgãos para transplantes, a pesquisa poderá ajudar a criar células imunológicas em laboratório para serem usadas em terapias celulares de pacientes imunologicamente deficientes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Sistema Imunológico

Transplantes

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.