Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

26/06/2014

Países que fazem o bem: Brasil é 49º em ranking

Com informações da BBC

O Brasil é o 49º país que mais faz bem para o planeta, segundo um novo estudo que avalia a contribuição dos países para humanidade.

O Good Country Index (Índice do Bom País, em tradução livre) tenta medir qual o impacto internacional de políticas e comportamentos dos países.

Esta é a primeira edição do ranking, concebido Simon Anholt, especialista em marketing das nações e autor de vários livros sobre o assunto.

Foram avaliadas 125 nações, com quesito em sete categorias: ciência e tecnologia, cultura, paz e segurança internacional, ordem mundial, planeta e clima, prosperidade e igualdade e saúde.

O termo "bom" é aplicado para se referir a nações que mais contribuem para o bem comum do planeta e o que tiram dele. Assim, "bom" é o oposto de "egoísta" e não de "ruim", diz o estudo.

A Irlanda ocupa o primeiro lugar, sendo o mais bem avaliado no quesito prosperidade e igualdade - justamente o item em que o Brasil teve sua pior análise, ficando na 123ª posição.

O Brasil, no entanto, foi o quinto melhor avaliado no item planeta e clima.

No quesito ordem mundial, o país ficou na 37ª posição; cultura, em 49º; saúde, em 52º; ciência e tecnologia, em 75º; e paz e segurança internacional, em 83º.

Os dados utilizados dizem respeito principalmente a 2010.

Eventualmente mostrando algum viés dos critérios criados por um único pesquisador europeu, nove entre os dez primeiros colocados são países da Europa Ocidental.


Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Relacionamentos

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento