Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

23/10/2015

Partículas "motorizadas" estancam hemorragias

Redação do Diário da Saúde

Agentes coagulantes

Uma nuvem de "partículas motorizadas" poderá salvar milhares de vidas em salas de cirurgia e prontos-socorros.

As plaquetas do nosso sangue são muito eficientes em estancar sangramentos, mas o problema pode ser grande demais para elas - por exemplo, em hemorragias graves decorrentes de acidentes.

Entram em cena então, as partículas autopropelidas, que são capazes de nadar contra a corrente sanguínea para levar agentes coagulantes que possam ajudar a interromper a hemorragia.

"A hemorragia é o assassino número um dos jovens, e a morte materna de hemorragia pós-parto pode chegar a um em cada 50 nascimentos em condições de poucos recursos, ou seja, são problemas extremos," disse o professor Christian Kastrup, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá).

Plaquetas motorizadas

Partículas autopropelidas estancam hemorragias
Partículas de carbonato com agente coagulante liberam dióxido de carbono para se movimentar em alta velocidade através de uma solução aquosa. [Imagem: James Baylis/UBC]

Para atacar esse problema, Kastrup e seus colegas desenvolveram um material na forma de um pó de micropartículas de carbonato de cálcio que, quando mergulhadas em líquido, geram um gás que as impele para a frente.

Cada micropartícula recebe uma carga de moléculas de ácido tranexâmico, um agente coagulante.

A equipe testou o mecanismo em uma situação extrema, na qual uma cobaia recebeu um ferimento que imita o rompimento da artéria femoral por um projétil, e as micropartículas autopropelidas mostraram-se altamente eficientes, interrompendo a hemorragia.

Hemorragia pós-parto

Serão necessários mais testes e análises antes que o material seja aprovado para uso clínico, mas a equipe já sabe quais problemas quer resolver primeiro.

"A área que nós estamos realmente focando é na hemorragia pós-parto: no útero, após o nascimento do bebê, você não consegue ver os vasos danificados, mas você pode colocar o pó naquela área e as partículas vão se movimentar sozinhas e encontrar os vasos danificados," disse Kastrup.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Gravidez

Cirurgias

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão