Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

09/06/2016

Partidas importantes de futebol aumentam risco de derrame?

Redação do Diário da Saúde
Partidas importantes de futebol aumentam risco de derrame?
Danos cerebrais causados pelo futebol também preocupam no caso dos jogadores, que cabeceiam frequentemente. Outro efeito negativo indireto é que os resultados do futebol aumentam a violência doméstica.[Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil]

Futebol e derrames

Muitos estudos sugerem que o estresse durante as partidas importantes podem desencadear ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais em fãs particularmente apaixonados por futebol.

Um grupo de pesquisadores de Lisboa (Portugal) examinou dados de 2012 a 2015 para verificar qual era a diferença que partidas importantes de futebol poderiam desencadear especificamente quanto aos derrames, ou acidentes vasculares cerebrais.

Cláudia Borbinha e seus colegas do Hospital Egas Moniz checaram todas as estatísticas hospitalares nos dias em que ocorreram partidas importantes dos três melhores clubes portugueses.

38% a mais não é muito?

Os dados mostraram uma média de 72 derrames nos dias de jogos, contra uma média de 52 durante períodos comparáveis, quando não foram disputadas partidas importantes de futebol.

Mas o que mais impressionou, em vista do aumento médio de 38% na ocorrência de acidentes vasculares cerebrais nos dias de partidas importantes de futebol, os cientistas concluíram que... "não houve aumento na incidência dos eventos".

"O número absoluto de acidentes vasculares cerebrais durante os jogos de futebol pode ter sido maior, mas não é valor atípico acima da média. Nossos dados, portanto, não fornecem indicações significativas de uma correlação entre o entusiasmo pelo futebol e o aumento do risco de acidente vascular cerebral," disse a Dra Cláudia Borbinha.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Coração

Diversão

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão