Pensar sobre a morte melhora saúde física e emocional

Morte e vida

Pensar sobre a morte dos outros parece ser necessariamente algo ruim.

Mas pensar sobre a própria morte, ou sobre o conceito de morte em geral, pode fazer muito bem para a qualidade de vida em geral.

Uma consciência de nossa mortalidade pode melhorar não apenas a saúde física, mas também ajudar a reestabelecer prioridades, objetivos e valores.

Mesmo pensamentos não conscientes sobre a morte - como andar nas proximidades de um cemitério - podem disparar alterações positivas e tornar as pessoas mais suscetíveis de ajudar os outros.

Benefícios de pensar sobre a morte

Esta longa lista de benefícios sobre algo que é quase um tabu, ou, pelo menos, considerado assunto de mau gosto, é resultado da revisão de vários estudos científicos recentes, realizada pela equipe do Dr. Kenneth Vail, da Universidade do Missouri (EUA).

Segundo ele, nós mantemos certas crenças culturais para gerenciar nossos sentimentos em relação à morte que acabam impedindo que exploremos os potenciais benefícios da sensibilização em relação ao morrer.

Mas esses benefícios estão muito bem documentados em dezenas de estudos científicos, que avaliam desde os benefícios físicos até a disponibilidade para ajudar estranhos na rua.

Consciência da finitude

"Há muito pouca compreensão de como a consciência sutil da morte no dia-a-dia pode ser capaz de motivar atitudes e comportamentos que podem minimizar danos a si mesmo e aos outros, e pode promover o bem-estar," afirma o pesquisador.


Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Emoções

Voluntariado

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.