Percepção: Magros estão descansando; gordos estão com preguiça

Preconceito contra os gordos

Uma pesquisa realizada na Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que, ao ver alguém que é magro deitado assistindo televisão, as pessoas assumem que esse alguém está descansando.

Mas quando as pessoas veem alguém acima do peso em uma postura relaxante, é automaticamente assumido que esse alguém é preguiçoso e desmotivado.

Lidando com estereótipos

Tanya Berry, coordenadora da pesquisa, afirma que estes estereótipos sobre pessoas com sobrepeso têm de ser abordados com franqueza.

Ela destaca que, só porque uma pessoa está acima do peso, isso não significa que ela não se exercite, e só porque uma pessoa é magra tampouco significa que ela esteja em forma e seja saudável.

"Batatas de sofá"

Na pesquisa, um grupo de participantes visualizou uma série de fotos passando rapidamente na tela do computador. Depois de cada foto, aparecia uma palavra relacionada ao sedentarismo - como "preguiçoso". Depois de terem visto as fotos, os participantes tinham que dizer a cor de cada palavra.

Berry afirma que, quando aparecia uma imagem de uma "batata de sofá" magra - uma expressão norte-americana para pessoas que passam horas afundadas na poltrona assistindo televisão - os participantes acertavam rapidamente a cor da palavra que surgira.

Mas quando a foto era de uma "batata de sofá" com sobrepeso, os participantes faziam pausas antes de responder.

Berry e seus colegas concluíram que a reação lenta dos participantes resulta do acionamento automático e inconsciente da imagem estereotipada, com os participantes gastando tempo julgando a pessoa como realmente preguiçosa, em vez de se preocuparem em se lembrar da cor da palavra.

Combatendo os estereótipos

A pesquisadora afirma que a pesquisa é importante porque os estereótipos podem influenciar o modo como as pessoas se comportam.

Ela acredita que uma maior sensibilização sobre os estereótipos pode ajudar as pessoas a combater seus efeitos.

Por exemplo, se você está ciente de que mantém um estereótipo sobre uma batata de sofá, você fica menos suscetível de ser influenciado negativamente por esse estereótipo.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.