07/02/2011

Homens aceitam melhor traição da namorada com outra mulher

Redação do Diário da Saúde
Homens são mais propensos a perdoar traição da namorada com outra mulher
O trabalho proporciona uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo dos homens por uma variedade de parceiros e do desejo das mulheres por um parceiro comprometido.
[Imagem: Wikimedia]

Mas você me traiu com um homem ou com uma mulher?

Homens são mais de duas vezes mais propensos a continuar namorando uma namorada que o traiu com outra mulher do que uma namorada que o traiu com outro homem.

As mulheres mostraram o padrão oposto. Elas são mais propensas a continuar namorando um homem que teve um caso com outra mulher do que um homem que teve um caso com outro homem.

A conclusão é de uma equipe de psicólogos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences.

Adaptações psicológicas

O trabalho proporciona uma nova visão sobre as adaptações psicológicas por trás do desejo dos homens por uma variedade de parceiros e do desejo das mulheres por um parceiro comprometido.

"Um mecanismo robusto de ciúme é ativado em homens e mulheres por tipos diferentes de sinais - aqueles que ameaçam a paternidade nos homens e aqueles que ameaçam o abandono das mulheres," afirma Jaime C. Confer, focando os aspectos da psicologia evolutiva.

Os pesquisadores entrevistaram 700 estudantes de graduação, focando os relacionamentos e as traições com pessoas de outro sexo ou do mesmo sexo.

No geral, os homens demonstraram uma probabilidade de 50 por cento de continuar namorando uma parceira que teve um caso homossexual e uma probabilidade de 22 por cento de continuar com uma mulher após ela ter tido um caso heterossexual.

As mulheres demonstraram uma probabilidade de 28 por cento de continuar com um namorado que teve um caso heterossexual e uma probabilidade de 21 por cento de continuar com um namorado que teve um caso homossexual.

Atitudes em relação à homossexualidade

"Estes resultados são ainda mais notáveis dado que as pesquisas mostram que os homens têm atitudes mais negativas em relação à homossexualidade e são menos favoráveis aos direitos civis para casais do mesmo sexo do que as mulheres.

"Contudo, esta tendência geral dos homens demonstrando menor tolerância à homossexualidade do que as mulheres é revertida em uma situação que encoraja a homossexualidade feminina," dizem os autores.

Inversamente, as mulheres mostraram uma oposição mais próxima à continuação de uma relação após ambos os tipos de traições, mas especialmente para um caso homossexual do namorado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.