14/07/2009

Pesquisa avalia metabolismo de mulheres com dietas ricas em gordura

Leandra Rajczuk - Agência USP

Por que as mulheres engordam?

Para entender os mecanismos da obesidade feminina, pesquisadores da USP reproduziram em laboratório um modelo experimental para estudar os efeitos das dietas ricas em gorduras (hiperlipídicas) sobre a regulação do metabolismo das mulheres.

O trabalho, aplicado no final de 2008 e início deste ano, envolveu cerca de 80 mulheres na pré-menopausa que apresentavam excesso de peso.

Os estudos são orientados pelo professor Antonio Herbert Lancha Júnior, do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, e foram iniciados ainda no projeto de iniciação científica, com uma pesquisa sobre ingestão alimentar em mulheres obesas brasileiras.

"O padrão alimentar da brasileira é diferente quando comparado às norte-americanas e às européias", informa Antonio Herbert Lancha Júnior, orientador da pesquisa. "No caso do Brasil, as mulheres consomem 45% mais gordura saturada na alimentação regular e, além disso, possuem o hábito de praticar uma quantidade menor de refeições diárias, acreditando ser essa uma solução para o emagrecimento."

Índice da Massa Corporal > 30 = obesidade

A forma mais indicada para avaliação do peso corporal em adultos é o Índice de Massa Corporal (IMC), recomendada, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse índice é calculado dividindo-se o peso do paciente em quilogramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado.

"Uma pessoa pode ser definida como obesa quando seu IMC supera o valor 30", alerta Lancha Júnior. O pesquisador ressalta que o distúrbio, além dos problemas de natureza estética e psicológica, constitui um importante risco para a saúde e, quando não corrigido, danifica o coração, as artérias (sobretudo as coronárias), o fígado, as articulações e também o sistema endócrino.

Ao concordar em participar do estudo, as mulheres foram acompanhadas durante dois meses e, ao final, tiveram os resultados de seus hábitos alimentares avaliados. Os cientistas constataram que as mulheres que participaram do programa de atividade física proposto, somado à orientação nutricional, obtiveram as melhores condições de saúde.

Mais gorduras e menores calorias

Outra etapa da pesquisa envolve a utilização de um modelo experimental laboratorial, onde o consumo de gordura saturada variou entre os dois grupos estudados, sendo um deles de controle.

Curiosamente, o grupo que consumiu dieta hiperlipídica ingeriu menor quantidade calórica total (cerca de 63kcal/dia) do que o grupo de controle (cerca de 75kcal/dia).

No entanto, as calorias provenientes de gordura foram três vezes maior no grupo com ração hiperlipídica (cerca de 24kcal/dia), quando comparado com o de controle (cerca de 8kcal/dia).

Pandemia

"A obesidade é pandemia mundial", alerta Lancha Júnior. "Cada vez mais, as ações governamentais deveriam prever a ampliação de políticas públicas que ajudassem as pessoas a mudar seu estilo de vida. É um investimento muito mais profundo e responsável que visa melhorar os hábitos alimentares, estimular a atividade física e, desta forma, prevenir doenças, melhorando a saúde da população."

Nesse sentido, o especialista reitera que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. "A prática de exercícios representa uma alternativa barata e capaz de influenciar diretamente a qualidade de vida das pessoas", defende. "Além disso, sabemos que um bom par de tênis, bermuda e camiseta podem ser usados por muitas vezes, em vários lugares."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.