Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

09/06/2015

Pessoas com depressão têm 50% mais chance de ter Parkinson

Redação do Diário da Saúde

Depressão e Parkinson

Pessoas com depressão parecem ser muito mais propensas a desenvolver a doença de Parkinson.

"Nós observamos esta ligação entre a depressão e a doença de Parkinson durante um período de mais de duas décadas, de modo que a depressão pode ser um sintoma precoce da doença de Parkinson ou um fator de risco para a doença," afirma Peter Nordstrom, da Universidade de Umea (Suécia).

De forma a verificar o papel da predisposição genética e de outros fatores, os pesquisadores examinaram também os irmãos das pessoas envolvidas no estudo, mas não encontraram nenhuma ligação entre um irmão ter depressão e outro apresentar doença de Parkinson.

"Se as doenças fossem independentes uma da outra, mas causadas pelos mesmos fatores ambientais ou genéticos, seria de se esperar ver as duas doenças ao mesmo tempo em irmãos, mas isso não aconteceu," disse Nordstrom. "Esta descoberta nos dá mais provas de que estas duas doenças estão interligadas."

26 anos de acompanhamento

Para o estudo, os pesquisadores começaram com todos os cidadãos suecos na faixa dos 50 anos ou mais no final de 2005. A partir daí, eles selecionaram 140.688 pessoas diagnosticadas com depressão de 1987 a 2012.

Cada uma destas pessoas foi então combinada com três participantes-controle do mesmo sexo e ano de nascimento que não tinham sido diagnosticados com depressão, o que somou um total de 421.718 participantes de controle.

Os participantes foram então acompanhados por até 26 anos.

Os resultados mostraram que as pessoas com depressão tiveram 3,2 vezes mais chances de desenvolver a doença de Parkinson um ano após o estudo começar do que as pessoas que não tiveram depressão.

De 15 a 25 anos após o início do estudo, as pessoas com depressão apresentaram cerca de 50% mais chance de desenvolver a doença de Parkinson.


Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Memória

Cérebro

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão