05/11/2013

Pessoas honestas são menos honestas à tarde

Redação do Diário da Saúde

Você se julga uma pessoa honesta, desonesta, ou em algum ponto entre esses dois extremos?

Talvez seja melhor não se colocar em um ponto específico nessa escala de honestidade.

Uma análise sobre o autocontrole das pessoas revelou que as mesmas pessoas tendem a ser mais desonestas à tarde do que de manhã.

"Como pesquisadores de ética, temos feito experimentos examinando vários comportamentos antiéticos, como mentir, roubar e enganar," afirmam Maryam Kouchaki (Universidade de Harvard) e Isaac Smith (Universidade de Utah).

"Percebemos que as experiências realizadas na parte da manhã resultam sistematicamente em menores casos de comportamento antiético," relata a dupla.

Isso levou os pesquisadores a se perguntar: Será mais fácil resistir à oportunidade de mentir, trapacear, roubar ou se envolver em outro comportamento antiético na parte da manhã do que no período da tarde?

Honestidade que se desgasta

Sabendo que o autocontrole pode ser diminuído por falta de descanso ou pela repetida tomada de decisões, Kouchacki e Smith partiram então para estudar se as atividades normais durante o dia seriam suficientes para esgotar o autocontrole ao longo do dia, aumentando o comportamento desonesto à tarde.

De fato, os voluntários testados entre 08h00 e 12h00 foram menos propensos a enganar seus colegas do que aqueles testados entre 12h00 e 18h00.

Os pesquisadores descobriram o mesmo padrão de resultados quando avaliaram uma amostra de participantes online de todos os Estados Unidos.

Os participantes eram mais propensos a enviar uma mensagem desonesta a um parceiro virtual, ou relatar ter resolvido um problema insolúvel na parte da tarde, em comparação com o período da manhã.

Armadilha para honestos

O efeito foi maior entre as pessoas que têm um maior engajamento moral, que se mostraram mais honestos de manhã do que à tarde.

Entre as pessoas naturalmente menos moralmente engajadas, a tendência à desonestidade foi a mesma nos dois períodos.

"Infelizmente, as pessoas mais honestas, aquelas menos propensas ao 'desengajamento moral', são as mais susceptíveis aos efeitos negativos associados com o efeito da moralidade matutina," escrevem os pesquisadores.

"Nossos resultados sugerem que o mero horário do dia pode levar a uma falha sistemática de pessoas boas para agir moralmente," concluem eles.

Veja as conclusões de outros estudos sobre a honestidade:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Emoções

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.