O que nosso corpo realmente precisa para ser saudável?

Pirâmide alimentar

O nosso organismo precisa de uma alimentação variada porque cada grupo de alimentos fornece componentes necessários para o seu bom funcionamento. Para facilitar existe um guia para orientar a seleção de alimentos que devemos consumir diariamente: a pirâmide alimentar.

Os pães estão na base da pirâmide para a população brasileira, junto com o macarrão e arroz - de preferência os integrais - além da batata, mandioca, inhame, cará e mandioquinha. Esses alimentos são as principais fontes de carboidratos, necessários para fornecer energia para a nossa vida, e que devem ser consumidos em todas as refeições.

As frutas e hortaliças (verduras e legumes) devem ser consumidas diariamente e de forma variada, pois cada uma apresenta conteúdo diferente de vitaminas, minerais e de outros compostos também importantes, chamados bioativos. Variando, temos mais chance de oferecer ao nosso organismo tudo o que é necessário para ficar saudável.

Pirâmide Alimentar: o que nosso corpo realmente precisa
Pirâmide alimentar típica para o brasileiro: Coma de tudo, não exage em nada.
[Imagem: Centro de Pesquisa em Alimentos - FoRC]

O grupo do leite, queijos e iogurte são fontes de cálcio e vitamina A, principalmente. Devem ser consumidas três porções por dia. A carne e o feijão (lentilha, grão de bico e ervilha) devem ser consumidos uma vez por dia.

Atenção: Açúcar, doces e bebidas com açúcar (refrigerantes, chás, café e refrescos) devem ser consumidos com muita moderação, assim como manteiga e margarina. Cozinhe com pouco óleo. Evite frituras. Prefira alimentos grelhados e cozidos.

Fique ligado: Não fique muitas horas sem comer. Coma a cada três ou quatro horas. Não exagere na quantidade, você deve começar a ter fome depois de três horas que tomou o café da manhã ou almoçou, por exemplo. Ficar em jejum ajuda a engordar, porque o nosso corpo começa a gastar menos energia quando não é alimentado.

Outros cuidados para manter o peso adequado:

  1. Evite beliscar entre as refeições.
  2. Evite repetir. Quando colocamos no prato tudo o que pretendemos comer, temos ideia do quanto realmente estamos comendo e, assim, poderemos perceber se estamos comendo demais.

Água: Nosso corpo precisa de mais líquidos do que de comida. Tome alguns copos de água, além dos outros líquidos durante o dia. Devemos fazer xixi pelo menos quatro vezes por dia e se o xixi ficar muito escuro é porque precisamos beber mais água.

Gaste energia

Engordamos quando comemos muito e gastamos pouca energia nas nossas atividades. Por isso, aumente o seu gasto energético:

  1. Caminhe se for percorrer pequenas distâncias.
  2. Use escadas.
  3. Não fique horas no computador ou vendo televisão.
  4. Se trabalhar sentado, levante-se e ande várias vezes ao dia.
  5. Estique os braços e as pernas.
  6. Faça atividade física pelo menos três vezes por semana.

Podemos comer de tudo, mas em quantidade que nosso corpo precisa para as nossas atividades do dia a dia. E lembre-se: consuma pouco açúcar, doces e refrigerantes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.