31/03/2009

Planta transgênica produz proteína que combate o HIV

Redação do Diário da Saúde
Planta transgênica produz proteína que combate o HIV
Nicotiana benthamiana, uma parente do fumo, funciona como uma biofábrica para a produção de proteínas que inibem a contaminação pelo HIV.
[Imagem: Wikipedia]

Parente do bem

Pesquisadores da Universidade Louisville (Estados Unidos) descobriram que uma planta parente próxima do fumo, quando geneticamente modificada, pode produzir uma substância eficaz no combate ao HIV.

A planta é a Nicotiana benthamiana, uma parente do tabaco ou fumo, mas bastante utilizada como organismo-modelo em pesquisas científicas, assim como os ratos e camundongos são usados como modelos animais.

Proteína griffithsina

Alterando geneticamente a planta, a equipe do Dr. Kenneth Palmer, fez com que ela produzisse uma proteína chamada griffithsina, normalmente produzida pela alga vermelha Griffithsia e que funciona como um microbicida contra o HIV.

Os pesquisadores modificaram o vírus mosaico do tabaco para incorporar o gene da griffithsina e introduziram-no em 9.300 espécimes de Nicotiana benthamiana. A produção da proteína foi suficiente para produzir cerca de 100.000 doses de microbicida a partir do processamento das folhas da planta.

"Esta droga funciona ligando-se a moléculas de açúcar na superfície do HIV, evitando que os vírus infecte as células do sistema imunológico," explicam os pesquisadores. "A utilização de plantas para produzir griffithsina irá oferecer aos países subdesenvolvidos uma solução viável para a prevenção da transmissão do HIV."

Fábricas biológicas

Muitos inibidores da infecção pelo HIV são moléculas biológicas, tornando virtualmente impossível produzi-las por processos meramente químicos e exigindo que elas sejam sintetizadas por organismos vivos.

Em comparação com os processos de produção baseados em culturas celulares, a fabricação de compostos biológicos a partir de plantas oferece grandes reduções de custos porque dispensa a necessidade de grandes laboratórios e fábricas ultramodernas para o crescimento de organismos que produzirão a proteína. Além disso, a economia de escala da agricultura é outro fator que torna o produto mais barato.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Vacinas

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.