Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

22/10/2011

Polímero especial serve de tampão para vasos sanguíneos

Redação do Diário da Saúde
Polímero especial serve de rolha para vasos sanguíneos
No caso de equipes de primeiros socorros, o material poderá ser útil para estancar hemorragias até que os pacientes cheguem ao hospital.[Imagem: Pluromed]

Acidentes e cirurgias

Cientistas criaram um polímero especial que pode salvar vidas em acidentes e facilitar muito o trabalho dos cirurgiões, inclusive evitando transfusões de sangue.

Batizado de LeGoo, o material acaba de ser aprovado pelas autoridades de saúde dos Estados Unidos para ser injetado nas veias e artérias de pacientes para evitar a perda de sangue.

O novo polímero - uma espécie de plástico - é líquido a temperatura ambiente.

Mas basta que ele entre em contato com o calor do corpo para se transformar em um gel, criando um tampão capaz de estancar o fluxo de sangue.

Quando o fluxo de sangue precisar ser restaurado - ao término da cirurgia, por exemplo - tudo o que é necessário fazer é colocar uma pedra de gelo sobre o local para que o polímero se liquefaça novamente.

Tampão para veias

O polímero é formado por três "blocos", chamados monômeros - um deles repele a água (hidrofóbico), enquanto os outros dois são hidrofílicos.

Em temperaturas mais altas, os monômeros hidrofílicos se alinham, aumentando a viscosidade e fazendo com que o líquido se transforme em um gel.

O processo é revertido quando o produto é resfriado, tornando-se líquido novamente.

Os pesquisadores garantem que o uso do LeGoo é seguro porque, uma vez dissolvido na corrente sanguínea, ele não terá mais uma concentração suficiente para endurecer de novo.

Estancar hemorragias

Hoje, durante uma cirurgia, os vasos sanguíneos precisam ser estancados mecanicamente, o que produz traumas e hematomas e nem sempre garante uma tamponagem com 100% de eficiência.

Com o novo polímero, o vaso sanguíneo permanece intacto, facilitando os procedimentos finais de sutura, e totalmente fechado.

A perda excessiva de sangue é uma causa importante das transfusões de sangue.

No caso de equipes de primeiros socorros, o material poderá ser útil para estancar hemorragias até que os pacientes cheguem ao hospital.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias

Sistema Circulatório

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão