02/08/2010

Poluição veicular aumenta internações por doenças respiratórias

Juliana Cruz - Agência USP
Poluição veicular aumenta internações por doenças respiratórias
Este estudo difere de outros já existentes ao analisar de maneira detalhada as quantidades de poluentes emitidos por veículos em cada área da cidade.
[Imagem: Ag.USP]

Poluição e internação

Os poluentes emitidos por veículos na cidade de São Paulo aumentam as chances de crianças e adolescentes até 18 anos serem internados por doenças respiratórias.

Estudos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP indicam que há uma relação direta entre o aumento das possibilidades de jovens desenvolverem essas doenças e a localização de sua residência em locais de grande circulação de veículos. Isso acontece porque nessas áreas são maiores as concentrações de óxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (PM).

O estudo divide as concentrações de poluentes em quatro níveis, denominados quartis. O primeiro é o menos poluído - até 25% de concentração de poluentes - e o quarto é o mais poluído - mais de 75% de concentração de poluentes.

Verificou-se que nas áreas mais poluídas, entre elas a região central do centro expandido de São Paulo, o risco de jovens serem internados por doenças respiratórias é maior.

Poluição por estação

Além disso, as chances de internação são diferentes para os períodos de inverno e verão. No quartil mais poluído, as chances chegam a 78% no inverno, ante 45% no verão. A diferença entre as estações também é verificada nas áreas menos poluídas. Nestas, no inverno, a chance de internação é de 56%, enquanto no verão é de 21%.

A pesquisa da bióloga Giovana Iara Ferreira Moser de Toledo teve a orientação da professora Adelaide Cássia Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP.

Segundo Giovana, nos dois períodos a poluição é maior onde o tráfego de veículos é mais acentuado, porém, no inverno, as internações são mais frequentes em função das características de temperatura e regime de chuvas, que dificultam a dispersão de poluentes.

Poluição para ricos e pobres

A pesquisa também verificou a maior probabilidade de internação de acordo com piores condições socioeconômicas dos jovens. De acordo com Giovana, uma explicação para isso pode ser o fato de pessoas mais carentes procurarem hospitais quando já estão em fase mais avançada da doença.

Pessoas com melhores condições financeiras, entretanto, podem tratar a doença antes de seu quadro clínico tornar-se grave e necessitar de internação. "Nesta área de estudo, a população de menor nível socioeconômico também está predominantemente localizada no entorno de vias de alto tráfego e, portanto, a relação com a poluição tem um peso grande."

Fluidez do trânsito

O estudo de Giovana difere de outros já existentes, pois analisou de maneira detalhada as quantidades de poluentes emitidos por veículos em cada área da cidade. Os 2.499 setores censitários da cidade de São Paulo, demarcados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram analisados e distribuídos entre os quartis, ou seja, houve uma avaliação em microescala da relação entre os poluentes veiculares e a saúde da população.

"Estudos antigos analisavam a poluição de maneira mais abrangente", declara Giovana, que completa: "Com um estudo mais detalhado você pode definir áreas prioritárias para intervenção, levando em conta não só a fluidez do trânsito, mas também a saúde da população do entorno."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Poluição

Atendimento Médico-Hospitalar

Intoxicação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.