07/08/2017

Pontos quânticos saltam das telas de TV para os colírios

Redação do Diário da Saúde
Pontos quânticos saltam da telas de TV para os colírios
Pontos quânticos são minúsculas partículas semicondutoras que emitem luz.
[Imagem: Hong-Jyuan Jian et al. 10.1021/acsnano.7b01023]

Ceratite bacteriana

Os pontos quânticos, estruturas semicondutoras e emissoras de luz criadas pela nanotecnologia, já transformaram as telas de TVs, tablets e celulares.

Agora, pesquisadores descobriram que essas pequenas nanoestruturas poderão também proporcionar alívio para infecções oculares resultantes do desgaste das lentes de contato, trauma ou alguns tipos de cirurgias.

Todos os anos, milhões de pessoas desenvolvem uma infecção ocular conhecida como queratite bacteriana (ou ceratite). A infecção faz com que a córnea fique inflamada e, se não for tratada, pode levar até à perda da visão.

Os tratamentos atuais incluem gotas de esteroides, mas esses medicamentos podem levar à cicatrização da córnea, produzindo danos permanentes.

Alguns pesquisadores já haviam se voltado para nanomateriais antibacterianos para tratar a queratite bacteriana, mas algumas dessas substâncias também são tóxicas para as células humanas.

Pontos quânticos de carbono

Agora, Hong-Jyuan Jian e colegas da Universidade Nacional de Taiwan e da Universidade Chang Gung desenvolveram um novo tratamento fácil de fabricar e que não é tóxico.

Eles criaram uma receita com uma única etapa para fabricar pontos quânticos de carbono: basta aquecer a espermidina, um composto que estabiliza vários componentes das células vivas e aumenta a eficácia dos antibióticos.

O resultado da receita é um ponto quântico revestido com espermidina que se mostrou capaz de matar várias cepas bacterianas, incluindo aquelas resistentes a múltiplos antibióticos.

Os testes até agora foram feitos apenas em animais de laboratório, mas a equipe afirma que seus novos pontos quânticos são uma alternativa potencial aos tratamentos convencionais com colírios para a ceratite bacteriana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Nanotecnologia

Olhos e Visão

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.