23/04/2014

Posição de dormir dá dicas sobre qualidade do relacionamento

Redação do Diário da Saúde

Como os casais dormem

Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire (Reino Unido) afirmam ser possível descobrir como anda o relacionamento de duas pessoas olhando para a posição que elas dormem.

Primeiro, o professor Richard Wiseman e sua equipe pediram a mais de 1.000 pessoas para descrever a sua posição de dormir preferida e para avaliar a sua personalidade e a qualidade de seu relacionamento.

Os dados revelaram as posições de sono mais populares para os casais: 42% dormem de costas, 31% dormem olhando na mesma direção e apenas 4% passam a noite de frente um para o outro.

Além disso, 12% dos casais passam a noite a menos de uma polegada (2,5 centímetros) de distância um do outro, enquanto 2% dormem a mais de 30 centímetros de distância.

Posição do relacionamento

Faltava então cruzar esses dados com a qualidade do relacionamento relatada pelos participantes.

Os resultados mostraram que, quanto mais distante um do outro o casal passa a noite, pior é o seu relacionamento, com 86% das pessoas que dormiam a menos de uma polegada de distância de seu parceiro sentindo-se felizes com seus relacionamentos, em comparação com 66% das pessoas que dormiam a mais de 30 centímetros de distância.

A diferença é pequena, mas o professor Wiseman vê outros indícios: "Uma das diferenças mais importantes envolve o toque, com 94% dos casais que passam a noite em contato uns com os outros estando felizes com seu relacionamento, em comparação com apenas 68% daqueles que não se tocam."

Vá dormir

Contudo, o trabalho também revelou que os resultados podem se dever a características individuais, e não exatamente ao relacionamento, já que os mais extrovertidos tendem a passar a noite mais perto de seus parceiros, e aqueles considerados mais criativos gostam de dormir virados para a esquerda, independentemente da posição do parceiro.

De qualquer forma, se você pretende bisbilhotar a vida dos outros perguntando sobre sua posição de dormir - para inferir algo sobre a qualidade do seu casamento - talvez seja melhor perguntar antes o tamanho da cama, algo que os pesquisadores não levaram em conta, e que podem explicar bem mais do que os 2,5 centímetros considerados.

Para tirar a prova, e verificar se as conclusões dos pesquisadores realmente valem, talvez você possa tentar melhorar seu relacionamento comprando uma cama mais apertada - você fatalmente terá que ficar mais perto do seu amor.

Além disso, outro estudo concluiu que dormir em camas separadas pode fazer bem para o casal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sono

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.