05/11/2015

Evite estes produtos durante o primeiro trimestre de gravidez

Redação do Diário da Saúde

Químicos na gravidez

Durante o primeiro trimestre da gravidez, as futuras mamães devem evitar alguns cosméticos, agentes de limpeza e determinados medicamentos, para proteger o cérebro do feto em desenvolvimento da ação de produtos químicos que podem desencadear condições severas, como o autismo.

"Os produtos que usamos diariamente, como cremes e cosméticos, contêm substâncias químicas que podem afetar um bebê em desenvolvimento durante a gravidez," alerta a professora Dorota Crawford, da Universidade de Iorque (Canadá).

A lista compilada por Crawford e seus colegas é longa:

  • solventes de limpeza
  • pesticidas
  • medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais, como o ácido acetilsalicílico
  • misoprostol (um medicamento utilizado para induzir o parto)
  • bifenilos policlorados, usados como lubrificantes industriais
  • éteres difenil-polibromados, encontrados em madeira e têxteis
  • ftalatos, presentes em pisos de PVC e alguns brinquedos infantis, cosméticos e loções

Cautela na gravidez

A equipe relata que, além do tipo de produto químico a que a mulher grávida pode ser exposta, a duração, a frequência e o nível de concentração do composto também impactam o cérebro em desenvolvimento na fase pré-natal.

"Nós recomendamos que as mulheres aprendam sobre os efeitos à saúde da exposição a substâncias químicas [presentes] no ambiente," diz Christine Wong, que ajudou a compilar a lista, feita a partir da revisão dos estudos científicos publicados até o momento sobre produtos químicos com indícios de afetarem os bebês em gestação.

O desenvolvimento do cérebro sofre alterações constantes no início da gestação, e seu funcionamento normal depende muito da presença de genes específicos em qualquer dado momento.

Uma vez que fatores ambientais influenciam os níveis de expressão desses genes críticos, é importante que a mulher grávida fique atenta e seja cautelosa quanto à exposição a esses fatores, alertam as pesquisadoras.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Contaminação

Cuidados com o Recém-nascido

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.