Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

29/10/2015

Proteína da malária ajuda a matar células do câncer

Redação do Diário da Saúde

Conexões inesperadas

Um novo tipo de terapia desenvolvida com base em elementos aparentemente não relacionados entre malária, mulheres grávidas e o câncer está mostrando resultados promissores no combate a tumores.

Ao tentar descobrir por que as mulheres grávidas são particularmente suscetíveis à malária, pesquisadores das universidades de Colúmbia Britânica (Canadá) e Copenhague (Dinamarca) descobriram que o parasita da malária, transmitido por um mosquito, produz uma proteína chamada VAR2CSA, que se liga a um determinado tipo de molécula de açúcar encontrada na placenta.

Olhando mais a fundo, eles descobriram que a mesma molécula de açúcar também é encontrada na maioria dos tipos de células de câncer. Isto não é totalmente estranho, uma vez que tumores e placentas compartilham uma série de características, tais como o rápido crescimento e a invasão tecidual.

"Eu tenho trabalhado por mais de 25 anos no desenvolvimento de terapias para o tratamento de câncer e eu nunca vi um alvo tão amplamente expresso em diferentes tipos de câncer quanto a VAR2CSA," disse o professor John Babcook, coordenador do trabalho.

Toxinas contra o câncer

Juntamente com seus colegas Mads Daugaard e Ali Salanti, Babcook demonstrou agora que a molécula de açúcar pode ser um alvo para as drogas anticâncer, e que a proteína da malária - a VAR2CSA - pode fornecer a ferramenta para carregar potentes toxinas que matam os tumores - essas toxinas foram desenvolvidas pela empresa Kairos Therapeutics.

Com as toxinas grudadas na VAR2CSA, os resultados mostraram mais de 95% de destruição das linhagens de células tumorais em uma ampla gama de tipos de câncer, incluindo os cânceres do pâncreas, cérebro, sangue, ovário, gástrico, pulmão, bexiga, pele, próstata e mama.

O fármaco foi testado em animais de laboratório que receberam implantes de tumores humanos. A equipe agora está se preparando para testar o composto em ensaios clínicos em seres humanos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Desenvolvimento de Medicamentos

Gravidez

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?