Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

22/12/2014

Punir as crianças por mentiras não funciona

Katherine Gombay - McGill
Punir as crianças por mentiras não funciona
"A ameaça de punição pode ter o efeito inverso, reduzindo a probabilidade de que as crianças digam a verdade quando incentivadas a fazê-lo."[Imagem: McGill University]

As crianças são mais propensas a dizer a verdade ou para agradar um adulto ou porque acreditam que é a coisa certa a fazer.

Assim, se você quer que seus filhos digam apenas a verdade, é melhor não ameaçar puni-los se eles mentirem.

Isto foi o que pesquisadores descobriram através de um experimento simples envolvendo 372 crianças com idades entre 4 e 8 anos.

Mentira e idade

A equipe da professora Victoria Talwar, da Universidade McGill (Canadá), deixou cada criança sozinha em um quarto por 1 minuto com um brinquedo atrás delas sobre uma mesa, depois de ter pedido que a criança não pegasse o brinquedo durante a sua ausência.

Enquanto os pesquisadores estavam fora da sala, uma câmera de vídeo escondida filmava tudo o que se passava.

Quando os pesquisadores retornavam, eles faziam à criança uma primeira pergunta direta: "Quando eu saí, você se virou e pegou o brinquedo?"

No quesito desobediência, pouco mais de dois terços das crianças pegaram o brinquedo (67,5%). Para cada aumento de 1 mês de idade, as crianças tornaram-se ligeiramente menos propensas a desobedecer e pegar o brinquedo.

No quesito mentira, novamente cerca de dois terços delas mentiram (66,5%) - e com cada mês adicional de idade, elas mostraram-se mais propensas a dizer mentiras e mais hábeis em manter suas mentiras.

Motivos para dizer a verdade

Mas o que se revelou mais interessante foi que as crianças se mostraram menos propensas a contar a verdade quando estavam com medo de serem punidas do que quando lhes foi pedido para dizer a verdade, ou porque isto iria agradar o adulto, ou porque era a coisa certa a fazer e faria ela própria - a criança - sentir-se bem.

Quanto mais jovens as crianças, mais elas contaram a verdade para agradar os adultos. As crianças mais velhas disseram a verdade mais quando lhes era dito que era a coisa certa a fazer.

"A questão fundamental é que a punição não promove a apuração da verdade," disse a Dra. Victoria. "Na realidade, a ameaça de punição pode ter o efeito inverso, reduzindo a probabilidade de que as crianças digam a verdade quando incentivadas a fazê-lo. Esta é uma informação útil para todos os pais de crianças pequenas e para os profissionais, como professores que trabalham com elas e querem incentivar as crianças a serem honestas."


Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Educação

Ética

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?