26/08/2013

Qual é o melhor remédio para lidar com queimaduras?

Com informações da BBC

Usar manteiga para tratar queimaduras é uma receita caseira que vem sendo repetida há séculos.

A ideia é selar a queimadura para que o ferimento não entre em contato com ar ou sujeiras, prevenindo assim infecções e acelerando a cura.

Mas será que a técnica funciona mesmo? Afinal, há muitos mitos em torno de remédios caseiros para tratar queimaduras.

Um papiro egípcio que data de 1.500 A.C. descreve o uso de barro, excrementos de animais e até de rãs banhadas com azeite. No século 4 A.C., os gregos preferiam gordura de porco, enquanto os romanos usavam uma mistura de mel e farelos, seguida de pedaços de cortiça e cinzas.

Pesquisas recentes com pais revelaram que apenas 10% dos entrevistados deram uma resposta considerada ideal.

Apenas 25% das pessoas colocariam água fria sobre as queimaduras - que é recomendação atual - enquanto metade sugeriu soluções erradas, como iogurte, pasta de dente, extrato de tomate, gelo, clara de ovo crua, entre outras.

Especialistas esclarecem que o aparente alívio proporcionado por essas substâncias frias não dura, podendo inclusive selar a queimadura, impedido a saída do calor. Assim, a pele continua queimando por dentro.

Como as queimaduras superficiais acabam curando sozinhas, assumimos erroneamente que essas receitas funcionaram, quando, na verdade, a queimadura teria melhorado de qualquer jeito.

Como lidar com queimaduras

As orientações de primeiros socorros para queimaduras variam de país para país, mas no geral, o conselho é: após remover roupas e todos os acessórios, como colares, relógios e anéis, abra a torneira e deixe água fria cair sobre a queimadura por pelo menos 20 minutos.

A água fria ajuda a adormecer a área afetada ao esfriá-la e, além disso, evita que a pele continue queimando.

Mas não se pode exagerar: o frio extremo pode prejudicar ainda mais o tecido, o que descarta a aplicação direta de gelo.

Finalmente, a queimadura deve ser coberta com uma gaze limpa para evitar infecção.

Quanto à manteiga, o melhor é usá-la no pão, a não ser que seja uma situação muito específica: se uma pessoa for azarada o bastante para ter um acidente com alcatrão quente caindo na pele, uma substância gordurosa como a manteiga pode ajudar na remoção do alcatrão, reduzindo a dor e facilitando o trabalho dos médicos na hora de avaliar a gravidade da queimadura.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Queimaduras

Cuidados com a Pele

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.