Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

26/08/2013

Qual é o melhor remédio para lidar com queimaduras?

Com informações da BBC

Usar manteiga para tratar queimaduras é uma receita caseira que vem sendo repetida há séculos.

A ideia é selar a queimadura para que o ferimento não entre em contato com ar ou sujeiras, prevenindo assim infecções e acelerando a cura.

Mas será que a técnica funciona mesmo? Afinal, há muitos mitos em torno de remédios caseiros para tratar queimaduras.

Um papiro egípcio que data de 1.500 A.C. descreve o uso de barro, excrementos de animais e até de rãs banhadas com azeite. No século 4 A.C., os gregos preferiam gordura de porco, enquanto os romanos usavam uma mistura de mel e farelos, seguida de pedaços de cortiça e cinzas.

Pesquisas recentes com pais revelaram que apenas 10% dos entrevistados deram uma resposta considerada ideal.

Apenas 25% das pessoas colocariam água fria sobre as queimaduras - que é recomendação atual - enquanto metade sugeriu soluções erradas, como iogurte, pasta de dente, extrato de tomate, gelo, clara de ovo crua, entre outras.

Especialistas esclarecem que o aparente alívio proporcionado por essas substâncias frias não dura, podendo inclusive selar a queimadura, impedido a saída do calor. Assim, a pele continua queimando por dentro.

Como as queimaduras superficiais acabam curando sozinhas, assumimos erroneamente que essas receitas funcionaram, quando, na verdade, a queimadura teria melhorado de qualquer jeito.

Como lidar com queimaduras

As orientações de primeiros socorros para queimaduras variam de país para país, mas no geral, o conselho é: após remover roupas e todos os acessórios, como colares, relógios e anéis, abra a torneira e deixe água fria cair sobre a queimadura por pelo menos 20 minutos.

A água fria ajuda a adormecer a área afetada ao esfriá-la e, além disso, evita que a pele continue queimando.

Mas não se pode exagerar: o frio extremo pode prejudicar ainda mais o tecido, o que descarta a aplicação direta de gelo.

Finalmente, a queimadura deve ser coberta com uma gaze limpa para evitar infecção.

Quanto à manteiga, o melhor é usá-la no pão, a não ser que seja uma situação muito específica: se uma pessoa for azarada o bastante para ter um acidente com alcatrão quente caindo na pele, uma substância gordurosa como a manteiga pode ajudar na remoção do alcatrão, reduzindo a dor e facilitando o trabalho dos médicos na hora de avaliar a gravidade da queimadura.


Ver mais notícias sobre os temas:

Queimaduras

Cuidados com a Pele

Acidentes

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?