Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

25/03/2014

Quantos cheiros o olfato humano pode sentir?

Redação do Diário da Saúde
Quantos cheiros o olfato humano pode sentir?
Se você experimentasse um aroma a cada 10 segundos, levaria mais de 3 milhões de anos para sentir 1 trilhão de cheiros - sem dormir, sem parar para comer e sem morrer.[Imagem: Rockefeller University]

Consulte um livro-texto e você vai verificar que a ciência afirma que um ser humano possui cerca de 400 receptores olfativos, o que nos capacitaria a detectar cerca de 10 mil aromas diferentes.

Isso vem sendo repetido desde 1927, mas até agora ninguém havia se disposto a checar os experimentos e atualizar as informações.

Quem o fez foi Andreas Keller e seus colegas da Universidade Rockefeller (EUA).

E os resultados, embora um tanto controversos, foram radicalmente diferentes: segundo a nova teoria, seríamos capazes de cheirar 1 trilhão de aromas, se é que existem tantos.

Segundo os pesquisadores, para ver que o número anterior estava errado, basta comparar o olfato com a visão: na retina, temos três tipos de receptores de luz, o que nos capacita a ver 10 milhões de cores.

Com 400 receptores olfativos, então, o número de cheiros que podemos cheirar supera a casa dos bilhões.

Keller idealizou um experimento em que 128 fluidos eram misturados e os voluntários tinham que dizer quais de três odores eram iguais.

O experimento foi feito com apenas 26 pessoas, mas bastou extrapolar os resultados para chegar à impressionante cifra de 1 trilhão de odores.

Se o número que vigorou por quase um século - 10.000 aromas - parece pequeno, igualmente o novo número - 1 trilhão - pode parecer exagerado, mas os cientistas afirmam que ele ainda pode ser baixo.

Por outro lado, ainda não foi estudada a capacidade de cada receptor olfativo em identificar moléculas individuais - os pesquisadores se concentraram mais na possibilidade de mistura das moléculas.

Além disso, já se sabe que possuímos receptores olfativos nos pulmões, e mesmo nosso coração e sangue podem sentir cheiros - se for uma mera questão de multiplicação, o número pode mesmo ir à estratosfera.

Se você experimentasse um aroma a cada 10 segundos, levaria mais de 3 milhões de anos para sentir 1 trilhão de cheiros - sem dormir, sem parar para comer e sem morrer.

Isso talvez explique por que o olfato é, de longe, o sentido humano menos conhecido.


Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?