12/01/2017

Radar pessoal facilita mobilidade de deficientes visuais

Redação do Diário da Saúde
Radar pessoal facilita mobilidade de deficientes visuais
Com o radar pessoal, 80% dos voluntários sentiram uma maior confiança em sua capacidade de se mover independentemente.
[Imagem: VTT/Divultgação]

Radar para deficientes

Engenheiros finlandeses desenvolveram um aparelho portátil para auxiliar deficientes visuais, permitindo-lhes sentir o seu entorno e se movimentar com mais segurança.

O aparelho, projetado para ser usado em volta do peito, fixado por um cinto, passou com êxito pelos primeiros testes clínicos, que apontaram ajustes que deverão ser feitos para que ele possa chegar ao mercado.

O aparelho funciona com base em um sistema de radar de curto alcance.

"O aspecto inovador está no uso das ondas de rádio, de modo que o sinal passa através da roupa, o que significa que ele pode ser usado discretamente sob um casaco, por exemplo," disse Tero Kiuru, do Centro de Pesquisa Técnica VTT.

O radar varre os arredores e transmite informações ao usuário na forma de vibrações ou por sintetização de voz. Ele se mostrou capaz de detectar a maioria dos obstáculos no ambiente, embora ainda haja dificuldades em detectar objetos muito finos, como ramos e arbustos.

Radar pessoal

O radar foi clinicamente testado por um grupo de 25 pessoas com deficiência visual, das quais 14 eram cegas, 7 deficientes visuais e 4 eram surdo-cegas.

Um total de 92% dos usuários experimentais acharam que o dispositivo os ajuda a perceber o ambiente, 80% acharam que sua confiança em sua capacidade de se mover independentemente aumentara e 32% começariam a usar o dispositivo imediatamente, com o protótipo de teste na sua forma atual.

Por outro lado, nem todos se mostraram satisfeitos com o controle de distância e com o feedback baseado em vibrações. Por isso os engenheiros pretendem ajustar o aparelho para lidar com as dificuldades sentidas pelos voluntários e realizar testes adicionais.

Eles acreditam existir um mercado global para o radar, já que existem cerca de 300 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Robótica

Sensores

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.