Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/06/2013

Relógio monitora pressão sanguínea continuamente

Redação do Diário da Saúde

Quem tem hipertensão sabe dos riscos dessa que é conhecida como a "doença silenciosa", porque a condição do organismo pode mudar drasticamente sem nenhum sintoma.

Assim, o ideal para os pacientes de alto risco é que a pressão arterial seja monitorada continuamente.

Embora os aparelhos de medir pressão já sejam portáteis e de custo relativamente baixo, eles ainda não são práticos o suficiente para isso.

A saída pode estar neste relógio que acaba de ser criado por pesquisadores do Laboratório Suíço de Tecnologia e Ciência dos Materiais (EMPA).

Diversos sensores incorporados no relógio monitoram continuamente a atividade cardíaca do paciente, disparando um alerta tão logo surja qualquer anormalidade ou variação súbita.

Relógio monitora pressão sanguínea continuamente
O relógio de monitoramento cardíaco está sendo agora avaliado clinicamente, com as medições de pressão sendo comparadas com as realizadas pelos aparelhos tradicionais. [Imagem: Empa]

Relógio de medir pressão

"Este aparelho de medição pode ser utilizado para fins medicinais, por exemplo, como uma precaução para pacientes de alto risco ou para o tratamento de pressão arterial elevada, mas também como monitor de frequência cardíaca e medidor de pressão arterial para atletas e para atividades de lazer, bem como para o monitoramento do desempenho em esportes de alto nível," disse Michael Tschudin, líder da equipe.

Embora pareça ser simples demais para não ter sido inventado antes, os pesquisadores tiveram que desenvolver medidas de correção das leituras dos diversos sensores, uma vez que a posição do relógio no braço muda constantemente, conforme a pessoa se movimenta - e ninguém quer um alarme de pressão alta disparando a toda hora só porque mexeu o braço.

O relógio de monitoramento cardíaco está sendo agora avaliado clinicamente, com as medições de pressão sendo comparadas com as realizadas pelos aparelhos tradicionais.

E expectativa é que ele chegue ao mercado brevemente.


Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão