18/02/2013

Remédio para burlar bafômetro não dá condições para dirigir

Com informações da Agência Brasil

Pidolato de piridoxina

Nos últimos dias, tem circulado nas redes sociais a a informação de que é possível driblar o bafômetro e fugir dos rigores da Lei Seca.

Para isso seria necessário tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina, derivado da vitamina B6.

Indicado para tratamento de pessoas com problemas hepáticos, como cirrose, o remédio age na remoção do álcool dos tecidos e do sangue, conforme a bula.

Com tarja vermelha, o medicamento só pode ser vendido com receita médica.

Alcoolizado e sonolento

Mas, segundo especialistas, o remédio não dá condições de dirigir a quem consumiu álcool.

Na verdade, o remédio pode piorar a situação, já que pode produzir sonolência.

De acordo com José Luís Maldonado, assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia, apesar de o medicamento acelerar o metabolismo do álcool no organismo, ele não elimina os efeitos da substância no comportamento da pessoa.

"A coordenação motora e a habilidade dos reflexos não melhoram com o uso do medicamento. Ele não dá condições de dirigir em segurança", explicou.

Maldonado esclareceu que o medicamento é usado para a recuperação de pessoas que sofrem de intoxicação severa por álcool ou para aquelas pessoas que estão com problemas hepáticos, como cirrose hepática e fígado alcoólico.

O remédio provoca também efeitos colaterais, entre eles, sonolência, dor abdominal, vômito, náusea e, em grandes quantidades, pode levar à trombocitopenia (problema com a capacidade de coagulação).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Vícios

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.