Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

14/07/2014

Procedimentos de reprodução assistida batem recordes no Brasil

Com informações da Anvisa

Em 2013, foram realizadas mais de 52 mil transferências de embriões em pacientes submetidas a técnicas de fertilização in vitro no Brasil.

Este é um dos dados sobre embriões e oócitos constantes do 7º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), elaborado pela Anvisa.

As informações foram coletadas em 93 bancos de células e tecidos germinativos do País, conhecidos, também, como clínicas de reprodução humana assistida.

Ao longo do ano, foram registrados mais de 24 mil ciclos de fertilização in vitro, o que demonstra o grande volume de procedimentos realizados pelos bancos.

Outro número expressivo é o de embriões doados para pesquisas com células-tronco embrionárias: 5.131.

No ano passado, foram congelados 38.062 embriões nas clínicas de reprodução assistida. Desse total, 66% estão em bancos da região Sudeste; 14% na região Sul; 12% na região Nordeste; 7 % na região Centro-Oeste e 1% na região Norte.

O Relatório revela também que a taxa média de clivagem - a divisão que dá origem ao embrião - nas clínicas brasileiras foi de 91%. Os valores apresentados foram compatíveis com valores citados na literatura científica, que é de acima de 80%.

Já a taxa média de fertilização foi de 74%. O percentual é maior que os valores sugeridos na literatura internacional, que variam entre 65% a 75%.


Ver mais notícias sobre os temas:

Reprodução Assistida

Sexualidade

Gravidez

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Nanoestrelas matam bactérias sem desenvolver resistência

Ciência começa a entender eficácia da Medicina Chinesa contra o câncer

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento