Sabonete de gengibre amargo combate acne e bactérias

Sabonete de gengibre amargo combate acne e bactérias
A base do sabonete, considerado um dermocosmético, é o óleo essencial do gengibre amargo, encontrado na Amazônia.
[Imagem: Daniel Jordano/INPA]

Pesquisadores do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) desenvolveram um novo tipo de sabonete que ajuda a combater a acne e ainda tem ação antisséptica.

A base do sabonete, considerado um dermocosmético, é o óleo essencial do gengibre amargo (Zingiber zerumbet), com a adição de frutos amazônicos.

O sabonete vegetal antiacne e antisséptico foi patenteado pelo INPA e pelo pesquisador Carlos Cleomir, que está recebendo apoio da instituição para viabilizar sua empresa, a Biozer, para que o sabonete antiacne possa chegar ao mercado.

"Este produto tem um diferencial se comparado aos outros que já estão no mercado porque os extratos retirados do gengibre possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Esta é proposta do sabonete, que chegará ao mercado até setembro," explica Carlos, que é doutor em biotecnologia e recursos naturais.

As acnes, ou dermatose, atingem aproximadamente 90% dos adolescentes.

Apesar de ser originário da Ásia, o gengibre amargo foi encontrado em grande quantidade pelo pesquisador e sua equipe nos municípios amazonenses de Iranduba, Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo e Manaus.

Segundo Cleomir, apesar das potencialidades medicinais e econômicas, as pessoas usam a planta basicamente para ornamentação, por causa de sua flor. Já existem outras pesquisas para utilização da planta em tratamentos contra o câncer.

Inicialmente será fabricado um sabonete sólido, mas não será descartada a opção de uma versão líquida, dependendo da aceitação do mercado.


Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Cuidados com a Pele

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.