Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

29/08/2016

Sapatos eletrônicos evitam tropeções e servem de guias

Site Inovação Tecnológica
Sapatos vibrantes evitam tropeções
Variações nas vibrações indicam ao usuário por onde ele deve seguir para evitar o obstáculo. [Imagem: Jose-Luis Olivares/MIT]

Sapato antitropeção

Pesquisadores do MIT, nos EUA, estão desenvolvendo uma tecnologia de navegação que usa os sapatos como guias.

Os sapatos são dotados de sensores e pequenos motores vibratórios, não muito diferentes daqueles que fazem os celulares vibrarem. A diferença é que as vibrações podem orientar o usuário para se desviar de obstáculos ou ter cuidado com saliências no piso.

A expectativa é que esses sapatos vibratórios possam orientar o movimento dos astronautas - que têm dificuldade de movimento em suas roupas grossas e pouco maleáveis - e compor sistemas de navegação para deficientes visuais.

Sapato-guia

O desenvolvimento desses sistemas pessoais de orientação tem tropeçado na falta de meios eficientes e confiáveis de comunicação da informação espacial para os usuários.

Alison Gibson e seus colegas começaram tentando enriquecer ao máximo a coleta e o repasse de informações, construindo um sapato com seis motores vibratórios - três na frente, um de cada lado e um no calcanhar.

Contudo, os testes com mais de 500 voluntários mostraram que as pessoas não conseguem discernir as vibrações de forma similar em todos os pontos do pé.

Com isto, o protótipo final tem apenas três motores, com um ganho de sensibilidade gerado por variações na velocidade de vibração de cada motor, o que se mostrou o meio mais eficiente de transmitir ao usuário o risco de um tropeção ou de uma trombada na parede.

Fonte: Sapatos vibrantes evitam tropeções


Ver mais notícias sobre os temas:

Próteses

Equipamentos Médicos

Robótica

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?