01/06/2010

O som da sedução: voz feminina indica interesse ou infidelidade

Redação do Diário da Saúde

Voz da paquera

Flertar, ou paquerar, pode parecer uma atividade principalmente visual - sobretudo por meio das primeiras trocas de olhares.

Mas a Dra. Susan Hughes, da Universidade de Reading, na Inglaterra, descobriu que a voz também desempenha um papel importante.

Baixar a voz, segundo a pesquisadora, pode ser um meio de demonstrar atração por um parceiro.

Excitação fisiológica

"Nós descobrimos que ambos os sexos usam um tom de voz mais baixo e mostram um alto nível de excitação fisiológica quando falam com um 'alvo' do sexo oposto mais atraente", diz ela.

O estudo analisou 48 estudantes usando o Skype para deixar mensagens de voz enquanto visualizavam uma imagem da pessoa fictícia que deveria receber a mensagem.

Os homens e as mulheres que apareciam nas imagens variavam em termos de beleza e atratividade física.

Estereótipo das vozes

Hughes - que afirmou que esperava que as mulheres levantassem suas vozes para que parecessem mais femininas e atraentes - foi surpreendida pelos resultados.

"Parece haver um estereótipo comum em nossa cultura que considera que uma voz feminina sexy soa como rouca, soprada e de baixa frequência," diz ela. "Isto sugere que a motivação para exibir uma voz feminina sedutora pode entrar em conflito com a motivação para parecer mais feminina."

A manipulação da voz feminina sugere que alterar o tom de voz pode ser um comportamento aprendido com base em estereótipos sexuais da voz, em vez de características vocais reais de atratividade.

"Quando uma mulher baixa naturalmente a sua voz, isto pode ser percebido como uma tentativa de soar mais sedutora e atraente e, portanto, serve como um sinal de seu interesse romântico," acrescenta.

Atração e infidelidade

A pesquisa também mediu a consciência das pessoas sobre as mudanças nas vozes dos outros.

"Estas descobertas podem ter implicações para a importância do papel da voz na seleção do parceiro e na atração", diz ela.

"Se as pessoas puderem perceber mudanças nas vozes dos outros quando falam com pessoas atraentes, essa percepção pode ser útil para identificar parceiros potencialmente interessados, detectando o interesse dos outros, e detectar eventuais infidelidades dos parceiros," assinala a pesquisadora.

"O som de uma voz pode conter uma enorme riqueza de importantes informações biológicas e sociais," diz Hughes.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sexualidade

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.