Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

16/01/2015

Sentir frio é contagioso, calor não

Redação do Diário da Saúde
Sentir frio é contagioso
Os humanos são sujeitos ao contágio do frio, mas não do calor. [Imagem: University of Sussex]

Contágio da temperatura

Apenas olhar para alguém tremendo de frio é suficiente para nos fazer sentir frio.

A conclusão dos pesquisadores da Universidade de Sussex (Reino Unido), apresentada em um artigo publicado na revista PLoS ONE, é que os seres humanos somos suscetíveis ao "contágio da temperatura".

Durante o estudo, voluntários que apenas assistiam a vídeos de pessoas colocando as mãos em água gelada apresentaram quedas significativas na sua própria temperatura corporal.

"Acredita-se que imitar outra pessoa nos ajuda a criar um modelo interno do estado fisiológico daquela pessoa que podemos usar para melhor compreender as suas motivações e como elas estão se sentindo," teoriza Neil Harrison, que liderou a pesquisa.

"Os seres humanos são criaturas profundamente sociais e muito do sucesso humano resulta de nossa habilidade de trabalhar juntos em comunidades complexas - isso seria difícil de fazer se não fôssemos capazes de sentir empatia e prever os pensamentos, sentimentos e motivações dos outros," continua o pesquisador.

Frio é contagioso, calor não

Durante o experimento, cada um dos 36 participantes assistiu oito vídeos de atores colocando suas mãos em água visivelmente quente ou fria.

A temperatura das mãos de cada voluntário era medida conforme eles assistiam cada um dos vídeos - e suas mãos ficaram significativamente mais frias quando eles assistiam os "vídeos frios".

De forma um tanto surpreendente, os "vídeos quentes" não causaram mudança na temperatura, sugerindo que somos sujeitos ao contágio do frio, mas não do calor.

"Nós acreditamos que isto provavelmente seja porque os vídeos quentes eram menos potentes - as únicas pistas que a água estava quente era o vapor no início dos vídeos e o rosado da mão do ator, enquanto que blocos de gelo eram claramente visíveis ao longo de toda a duração dos vídeos frios," disse Harrison.


Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Relacionamentos

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?