13/05/2013

Site usa jogos para educar de forma lúdica

Com informações da Agência USP
Site usa jogos para educar de forma lúdica
O site reúne jogos sobre os seguintes temas: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação Alimentar, Raciocínio e Matemática e Combate à Dengue.
[Imagem: Ag.USP]

Ensinar aos jovens os benefícios de uma alimentação saudável, alertar sobre os perigos da dengue e incentivar o cuidado com o meio ambiente nem sempre são tarefas fáceis para educadores e pais, em um mundo cheio de estímulos que soam mais atraentes.

Identificando a carência de boas soluções nesse campo, uma equipe formada por alunos e professores de quatro universidades paulistas fundou o portal Ludo Educa Jogos, que reúne jogos que pretendem educar enquanto divertem.

Segundo Elson Longo, da UNESP, o objetivo inicial do projeto era auxiliar os jovens que estavam prestando vestibular. Atualmente, o portal conta com opções para estudantes das demais séries do ensino médio e também para alunos do ensino fundamental.

"Além do pessoal do ensino médio, alunos e professores do ensino fundamental passaram a solicitar jogos, então decidimos incluir esse conteúdo no portal. Foi uma transição natural", explica o professor.

O portal também é uma ferramenta para os professores.

O histórico de questões respondidas pelo jogador é salvo no sistema e, assim, os professores cadastrados podem ver o desempenho de seus alunos. Pelo desempenho ele pode acompanhar como foi o aprendizado e identificar alguma falha no processo.

Mas o Ludo Educa Jogos não está voltado apenas para o conteúdo escolar.

O site reúne jogos sobre os seguintes temas: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Educação Alimentar, Raciocínio e Matemática e Combate à Dengue.

"Se andarmos pelas ruas, é possível perceber que a alimentação da população não anda bem. Os nossos jogos sobre alimentação saudável pretendem ensinar às crianças que comer doces e gorduras não faz bem, além de estimulá-las a se alimentar melhor, consumir frutas e verduras, e se sentir bem por isso," comenta o professor.

Os jogos são uma boa alternativa ao modelo de ensino tradicional, com alunos ouvindo seus professores e tomando nota. Quando jogam, os alunos não sentem que estão estudando, mas, mesmo assim, estão aprendendo.

O site Ludo Educa Jogos pode ser acessado no endereço http://www.ludoeducajogos.com.br/.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Softwares

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.