19/11/2013

Soja preta supera soja comum na prevenção do envelhecimento

Com informações da USP
Soja preta
A soja preta apresentou o dobro da atividade antioxidante e na prevenção da degeneração das células.
[Imagem: Wikipedia/Scott Bauer]

Quando se fala em soja, logo se pensa no grão amarelo.

Poucos sabem, porém, que a soja preta tem as mesmas qualidades nutricionais, além de apresentar o dobro de atividade antioxidante e prevenir a degeneração das células.

Estas características se mantêm mesmo depois do cozimento, segundo análise realizada por Diana Figueiredo de Rezende, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Soja preta

A maior quantidade de compostos fenólicos e flavonoides e a presença de antocianinas na soja preta são responsáveis pelas propriedades diferenciadas em relação à amarela.

Isto porque as substâncias são responsáveis por evitar reações de oxidação de moléculas que podem acelerar o processo de morte celular, ou seja, são antioxidantes.

Ao comprovar a relação entre compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas com a antioxidação, a pesquisa indicou que, em média, a soja preta apresenta o dobro desta capacidade.

O cozimento de ambos os tipos gerou uma perda igual de compostos fenólicos totais, de aproximadamente 40%.

Antocianinas

As antocianinas contêm um pigmento que vai do vermelho ao azul e, portanto, são encontradas principalmente em alimentos destas tonalidades.

Elas fazem parte do grupo dos flavonoides, compostos de origem vegetal não produzidos pelo corpo humano.

As antocianinas são o principal fator diferencial entre as duas sojas, já que é apenas encontrada na preta.

Além disto, Diana identificou os dois tipos desta substância encontrados na soja preta: cianidina-3-O-glicosídeo e a peonidina-3-O-glicosídeo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Cuidados com a Pele

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.