27/04/2016

Sou bonito e inteligente, por que você não me quer?

Redação do Diário da Saúde

Azar no amor

Você é atraente e inteligente, mas parece não ter sorte no amor?

Pois parece que você talvez não deveria ser tão rápido em por a culpa na sorte, precisando antes prestar atenção em seus próprios traços negativos.

Ocorre que, ao avaliar potenciais companheiros românticos, as pessoas dão mais peso às qualidades negativas do pretendente do que às positivas.

Ou seja, mesmo se alguém tem uma série de qualidades positivas, uma ou duas qualidades negativas podem ser suficientes para que os possíveis interessados ou interessadas evitem iniciar um relacionamento romântico com a pessoa.

"Nós temos uma tendência geral a dar mais atenção à informação negativa do que à informação positiva," justifica o professor Gregory Webster, da Universidade da Flórida (EUA).

Traços não atrativos

Usando informações coletadas por seis estudos independentes, a equipe de Webster determinou os maiores destruidores de intenções para as pessoas que estavam tomando decisões sobre potenciais parceiros.

Usando esses arruinadores de paqueras, eles foram capazes de determinar o efeito que a idade e o gênero têm na determinação de quais qualidades são vistas como destruidoras de intenções pelas pessoas. A lista não possui uma ordem especial, com cada item surgindo para diferentes pessoas.

Destruidores de paqueras

  • Crenças religiosas discordantes
  • Diferentes metas no relacionamento
  • Estilo de vida não-saudável
  • Estratégias de paquera diferentes
  • Falta de atração
  • Status social limitado
  • Traços de personalidade indesejáveis

Os dados mostraram que o efeito desses traços é mais forte para as mulheres e para as pessoas já comprometidas em outros relacionamentos.

Ruim para uns, bom para outros

O professor Webster afirma que é importante notar que o que é um arruinador de intenções românticas para uma pessoa pode muito bem ser uma vantagem para outra.

Por exemplo, se a pessoa é impulsiva, alguns potenciais parceiros poderão ser atraídos por isto por ver o traço como uma qualidade, enquanto outras que preferem pessoas mais previsíveis podem não encarar tão bem essa característica.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.