25/11/2013

Suco de mirtilo combate síndrome metabólica

Redação do Diário da Saúde
Suco de mirtilo combate síndrome metabólica
Duas espécies de mirtilos silvestres nativos das regiões tropicais da América Central e do Sul contêm de duas a quatro vezes mais antioxidantes do que as blueberries disponíveis no mercado hoje.
[Imagem: The New York Botanical Garden]

Os mirtilos, também conhecidos como amoras silvestres, ou blueberries, já foram catalogados como "super frutas extremas", tamanho é o seu potencial para melhorar a saúde humana.

Embora não se saiba exatamente o que nos mirtilos tem efeitos tão poderosos, essas frutas são uma fonte rica de fitoquímicos chamados polifenóis, que têm sido relacionados com uma ampla gama de benefícios protetores para a saúde.

Agora, um novo estudo realizado em cobaias mostrou que esses pequenos frutos silvestres podem atuar também nos casos de pessoas com problemas graves de saúde.

Uma equipe da Universidade do Maine (EUA) mostrou que a ingestão de suco de mirtilo é um poderoso aliado contra a síndrome metabólica, o que inclui doenças cardiovasculares e o diabetes.

"A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco caracterizada por obesidade, hipertensão, inflamação, dislipidemia, intolerância à glicose, resistência à insulina e disfunção endotelial," explica a Dra. Dorothy Klimis-Zacas, coordenadora do estudo.

O consumo de suco mirtilo em uma quantidade equivalente para um ser humano a 2 copos por dia por 8 semanas regulou e melhorou o equilíbrio entre os fatores de constrição e relaxamento na parede vascular, melhorando o fluxo sanguíneo e a regulação da pressão arterial em modelos animais obesos com síndrome metabólica.

Muitas substâncias encontradas em alimentos têm o potencial de prevenir a síndrome metabólica, reduzindo assim a necessidade de medicação e intervenção médica.

"Nossas descobertas mostram que esses benefícios se estendem às cobaias obesas, um modelo amplamente utilizado por sua semelhança com a síndrome metabólica humana," disse a pesquisadora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.