08/06/2012

Superinfecção com HIV é tão comum quanto infecção inicial

Redação do Diário da Saúde

Superinfecção

A superinfecção com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser tão comum quanto o ritmo da infecção inicial pelo HIV.

E o fenômeno não está limitado a populações de alto risco.

A superinfecção pelo HIV ocorre quando um indivíduo infectado pelo HIV adquire uma nova cepa viral que é filogeneticamente diferente de todas as outras cepas detectáveis.

A superinfecção pode ter efeitos clínicos muito sérios, incluindo a progressão acelerada da AIDS e um aumento na resistência do HIV aos medicamentos, mesmo entre pessoas que não estavam ainda usando os antirretrovirais.

Resistência à reinfecção

Neste que é o primeiro estudo em larga escala da superinfecção pelo HIV na população heterossexual em geral, os pesquisadores examinaram a taxa de superinfecção em uma comunidade na África subsaariana.

"Nós estranhamos que as taxas de superinfecção e as taxas de novas infecções pelo HIV fossem equivalentes. Isto levanta muitas questões sobre a resposta imunológica natural e sua incapacidade de gerar resistência à reinfecção pelo HIV," disse Thomas Quinn, coordenador do estudo.

As amostras foram testadas no momento do diagnóstico inicial de HIV e pelo menos um ano mais tarde, antes de se iniciar a terapia anti-retroviral.

A taxa de superinfecção foi então comparada com uma taxa global de incidência de HIV para indivíduos HIV-negativos durante este mesmo período.

Subtipos do HIV

Dos 149 indivíduos testados, Quinn e seus colegas identificaram sete casos de superinfecção pelo HIV durante o acompanhamento, e todos foram inicialmente infectados com alguma variante do HIV subtipo D.

Além disso, a taxa de superinfecção foi de 1,44 por 100 pessoas, consistindo de superinfecções tanto "entre" como "intra" subtipos do vírus.

Os resultados foram publicados no Journal of Infectious Diseases por uma equipe da Escola Johns Hopkins de Saúde Pública e do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, ambos dos EUA.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Infecções

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.